Semáforos na avenida Luigi Amorese começaram a funcionar na quinta: reivindicação antiga
Semáforos na avenida Luigi Amorese começaram a funcionar na quinta: reivindicação antiga | Foto: Anderson Coelho


Atualmente dispondo de 18 radares em pontos fixos de Londrina, a CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) está elaborando uma licitação para ampliar este número. A ideia é que sejam adquiridos mais 20 equipamentos e em modelo diferente do atual. "Queremos que estes radares sejam instalados nos lugares considerados necessários, mas que com a diminuição na quantidade de infrações possamos levar para outro lugar, tendo maior mobilidade e exigindo que a empresa faça novas averiguações quando acontecer a troca, o que hoje não acontece", explicou o diretor de Trânsito da CMTU, Pedro Ramos.

Ainda não existe o levantamento do recurso necessário para esta aquisição. O valor para instalação de um radar é de cerca de R$ 4 mil, além do custo operacional mensal para manter funcionando. Alguns locais apontados como necessários para a colocação são a rua Adhemar Pereira de Barros e avenida Harry Prochet, na zona sul, e Winston Churchill, Henrique Mansano e Angelina Ricci Vezzozzo, na zona norte. "Apesar de restringir a lei somente neste local, é melhor do que não ter nada. Temos dois radares móveis e que são usados, porém temos visto que quando existe a fiscalização com eles a propagação da localidade em redes sociais é grande."

SINALIZAÇÃO
Outra frente de trabalho que vem sendo realizada e defendida pelo diretor de Trânsito da CMTU é a sinalização. "Uma das formas de atuar no trânsito é com sinalização viária. Temos acompanhado o trabalho de recape e micropavimentação que vêm sendo executados, pois quando é feito este trabalho a sinalização do solo é perdida e se não é refeito pode gerar problemas. Também tem as demandas que surgem por meio dos cidadãos e aquelas feitas de maneria ordinária", destacou Ramos.

SEMÁFORO
Começaram a funcionar nesta quarta-feira (5) os sinaleiros instalados na avenida Luigi Amorese, cruzamento com a rua Óleo Pardo, no jardim Leonor, zona oeste de Londrina. O serviço foi feito com base em projeto elaborado pelo Ippul (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina). Com o acionamento do semáforo, o motorista que trafega pela avenida no sentido centro–bairro pode seguir em frente ou fazer a conversão à direita.
Já o condutor que está na direção oposta pode continuar rumo à região central, converter à esquerda para acessar o jardim Leonor ou fazer o retorno. Para quem sobe a rua Óleo Pardo a liberação do fluxo será feita por meio de sistema inteligente, que só libera o sinal se houver veículos próximos à faixa de retenção. Além disso, foram instalados semáforos para pedestres com três repetidores e cinco faixas de segurança. Placas e sinalização viária também foram feitas.
Segundo o diretor de Trânsito da companhia, a colocação dos semáforos tem o objetivo de melhorar o trânsito do local, que se intensificou com a implantação do Colégio da Polícia Militar no bairro, na estrutura onde funcionava o Colégio São José. Com cerca de 390 alunos matriculados, o movimento de carros na região acabou aumentando.

"Existia uma revindicação antiga da comunidade em relação à sinalização e semáforo e dentro das nossas escalas de prioridade vínhamos nos preparando para atender. Com a vinda do colégio, os problemas que tinham acabaram se potencializando, já que houve aumento da circulação de crianças e de alunos, inclusive de outras regiões da cidade. Não só o fluxo de pessoas e de veículos, a própria linha de ônibus precisou receber uma atenção especial e ser reforçada, aumentando o trânsito naquela região", explicou.

Ramos afirmou que para as próximas semanas será observada a necessidade de instalação de radares fixos para controle de velocidade na avenida Luigi Amorese. "Há constatações de excesso de velocidade na via. Vamos ver qual será o comportamento do trânsito de veículos, que se com os semáforos, faixas de pedestres e fiscalização educativa nestes primeiros dias serão suficientes. Se isso não acontecer, um dos locais contemplados com rodares será lá", advertiu. Caso sejam instalados, os equipamentos serão colocados duas quadras antes do cruzamento.