Imagem ilustrativa da imagem Biblioteca Pública de Londrina amplia horário de funcionamento
| Foto: Gustavo Carneiro



A partir desta segunda-feira (5), a Biblioteca Pública Municipal Pedro Viriato Parigot de Souza, localizada na Av. Rio de Janeiro (área central de Londrina) irá ampliar o horário de atendimento ao público. O espaço estará aberto das 7h30 às 19h, de segunda a sexta-feira. Devido a um contingenciamento de recursos, desde o dia 1º de abril de 2016, o local estava atendendo das 10 às 18h.

O secretário municipal de Cultura, Caio Julio Cesaro, ressaltou que a iniciativa é resultado de uma demanda da comunidade, que tem feito diversos pedidos para que a biblioteca funcione em horário estendido. E também do esforço dos servidores, que aceitaram mudanças no horário de trabalho. "Esta ampliação possibilita que as pessoas que trabalham em horário comercial possam frequentar a Biblioteca Pública, tanto antes de iniciarem seus expedientes, quanto depois de encerrem seus trabalhos", disse.

PROJETOS

Em 2017 foram implantados dois projetos na Biblioteca Pública. O "Literatura na Biblioteca" disponibiliza à comunidade palestras e debates acerca das obras literárias solicitadas no vestibular da UEL (Universidade Estadual de Londrina). E no projeto "Toda quinta tem história", voluntários realizam a contação de histórias infantis nas bibliotecas do Sistema de Bibliotecas Públicas Municipais, para as crianças das comunidades da região.

Atualmente, a Biblioteca atende diariamente uma média de 500 leitores e usuários e conta com vários espaços para estudo e um grande acervo de livros, apostilas e materiais de referência, que podem ser utilizados para consulta no local. O usuário também pode realizar o empréstimo domiciliar de livros, após fazer o cadastro e a carteirinha da Biblioteca.

A Biblioteca possui, ainda, o setor da Hemeroteca, que arquiva as notícias de jornais por assunto, o setor de Periódicos, o Arquivo Retrospectivo e a Sala Londrina-Paraná, que conta com um acervo especializado na história local. Além disso, são oferecidos outros serviços, como fotocópias, disponibilização de computadores no Telecentro Comunitário, que permite o acesso gratuito à internet, e também o Mural de Empregos, onde são informadas as vagas de empregos de classificados de jornais e também as vagas disponibilizadas pela Agência do Trabalhador.