O zagueiro Leandro Almeida, 31 anos, é um dos reforços mais experientes do Tubarão
O zagueiro Leandro Almeida, 31 anos, é um dos reforços mais experientes do Tubarão | Foto: Fotos:Marcos Zanutto



As recentes contratações do Londrina para a Série B reforçam o caminho que a diretoria alviceleste quer para a sequência da temporada: tornar o elenco do Tubarão mais experiente para a disputa do difícil e longo Campeonato Brasileiro. Trazer jogadores 'rodados' é a alternativa encontrada para buscar o tão sonhado acesso.

Levantamento da FOLHA mostra que o elenco deste ano tem a maior média de idade desde que o LEC voltou a jogar a Série B, em 2016. O atual grupo de jogadores tem uma média de 25,7 anos, contra 24,6 há dois anos e 24,9, em 2017. Nos dois últimos anos, o alviceleste ficou próximo do acesso ao terminar em sexto e quinto lugares, respectivamente. O mais experiente do plantel de 2018 é o volante Germano, 37 anos, enquanto o mais jovem é o lateral-direito Matheuzinho, 20 anos mais novo.

Se levarmos em consideração as oito contratações que o clube fez até aqui para o Brasileiro, a média de idade destes reforços é de 26,6 anos. Entre os mais experientes estão o atacante Dagoberto, 35, o zagueiro Leandro Almeida, 31, e o goleiro Vagner, 28.
"A experiência ajuda você a manter a concentração, o foco e a saber que vão acontecer os erros e os acertos, mas que é preciso manter o foco no objetivo do clube. Além de auxiliar a segurar a empolgação dos mais jovens e a manter os pés nos chão", frisa o novo goleiro alviceleste, com passagens por Palmeiras, Avaí, Criciúma, Guarani e Ituano.

O grupo dirigido pelo técnico Marquinhos Santos terá seis jogadores com idade superior a 30 anos quando a bola rolar na Série B (Dirceu, Silvio, Leandro Almeida, Germano, Jardel e Dagoberto). Em 2016, o elenco tinha cinco 'trintões' (Germano, Netinho, Bruno Batata, Itamar e Jumar) e no ano passado, nove (Édson Silva, Germano, Jardel, Gustavo Geladeira, Jumar, Anderson Aquino, Fabinho, Zé Carlos e Brandão).
"Vou procurar usar a minha experiência para ajudar de alguma forma e, principalmente, mostrar esta força de vontade para alcançar o objetivo e que todos precisam estar imbuídos nisso", afirma Dagoberto, cinco vezes campeão brasileiro e com passagens por grandes clubes do futebol nacional.

Vágner, 28, também chegou para dar mais maturidade à equipe na Série B
Vágner, 28, também chegou para dar mais maturidade à equipe na Série B



Jogo-treino
O Londrina agendou para sexta-feira (6) um jogo-treino contra o Linense como preparação para a estreia na Série B. O treinamento será às 15h30, no estádio do Café, e terá portões abertos para o torcedor. Será o único jogo-treino antes da partida contra o Boa Esporte (MG), no dia 14, também no Café.

Sub-20
O LEC foi eliminado pela Chapecoense na primeira fase da Copa do Brasil sub-20. Na terça-feira (3), o alviceleste empatou em 1 a 1 no tempo normal com o time catarinense na Arena Condá, mas foi derrotado nos pênaltis por 4 a 3. Na primeira partida, no Café, o jogo havia terminado em 2 a 2.

Aniversário
Fundado em 5 de abril de 1956, o Londrina completa nesta quinta-feira 62 anos de história. O maior presente para a torcida neste ano, sem dúvida, seria a vaga na Série A.