Treminhão é testado por cimenteira paranaense
PUBLICAÇÃO
sábado, 08 de abril de 2000
Da Redação
Enquanto aguarda 69 vagões ferroviários que estão sendo fabricados no Rio de Janeiro, a Cimento Rio Branco introduz na sua logística de produção de cimentos e argamassas na Região Sul um equipamento pioneiro no Brasil para transporte rodoviário de granéis. Trata-se do treminhão que transporta, em dois silos engatados, o dobro de carga dos caminhões convencionais, com isso reduzindo o número de viagens e aumentando a eficiência e a segurança na movimentação. A viagem de 500 km pelas rodovias catarinenses e paranaenses leva em média 12 horas.
A empresa do Grupo Votorantin investiu R$ 600 mil nos dois primeiros conjuntos desenvolvidos após meses de estudo junto com a Volvo do Brasil, a Recrusul e a Randon. A carga transportada é a cinza seca usada na fabricação de alguns cimentos aditivados da marca Votoran, em Rio Branco do Sul, a 30 km de Curitiba. A cinza sai da termelétrica a carvão da Gerasul, em Capivari de Baixo-SC, perto de Tubarão e a 140 km de Florianópolis. Na viagem de volta, o treminhão leva cargas de cimento que deixam a fábrica de Rio Branco destinados a clientes de Santa Catarina.
Não há intenção de formar uma frota própria desses veículos. Estamos sempre procurando desenvolver e testar novas alternativas como essa, a fim de mostrar aos nossos transportadores como é possível otimizar os meios necessários ao atendimento de uma logística cada vez mais exigente, neste disputado mercado de cimento, argamassas e outros materiais de construção, explica o gerente da área, João Paulo Han.