Da Redação
Visando reduzir custos na instalação de um galpão de armazenagem, a fábrica de perfis eletrônicos da Uslight-Usiminas, em Taubaté, encomendou um estudo à Monobeton Soluções Tecnológicas para determinar a melhor alternativa em piso para o empreendimento. Através da combinação de várias tecnologias, a Monobeton apresentou um projeto onde as espessuras da camada de concreto de piso foram diminuídas, conservando as características de suporte para cargas entre 10 ton/m2 e 20 ton/m2, com economia de custo final de aproximadamente 20%.
‘‘O projeto padrão da Usiminas previa um piso de concreto com 25 cm de espessura para a área total do galpão, de 10 mil m2. O estudo possibilitou a redução desta espessura sem qualquer prejuízo técnico, proporcionando economia de custo em relação ao projeto inicial’’, esclarece Marcel Chodounski, engenheiro da empresa.
Para chegar a essas conclusões a equipe técnica analisou as condições do solo original, onde seria executado o galpão de armazenagem da Usiminas, e descobriu que vários trechos do local eram formados por solo pobre, de baixa resistência e inadequados para o suporte de cargas elevadas.
De posse dessas informações, a Monobeton propôs a realização de um tratamento alternativo, com o reforço do sub-leito através de enxertos de solo de boa qualidade. Tal medida foi tomada para impedir recalques do piso ou formação de fissuras na camada superficial.
Depois de tratado, o solo ficou preparado para receber uma rica camada de sub-base de material granular, ou BGTC (Brita Graduada Tratada com Cimento), responsável por maior desempenho e durabilidade do piso. Esta técnica consiste em espalhar e compactar uma camada de pedra britada, dosada em várias granulometrias e misturada com cimento, sobre o solo já nivelado e compactado. No projeto traçado para a Usiminas, a camada de BGTC apresentou espessuras entre 15cm e 20cm, conforme a sobrecarga do piso em determinados trechos do galpão.
Todas essas soluções preparatórias possibilitaram a especificação e execução de um piso em concreto armado com espessuras 14cm, 18cm e 21cm, de acordo com os respectivos carregamentos nos diferentes trechos do galpão. ‘‘A variação de cargas ocorre porque existe uma concentração na área da linha férrea, que atravessa todo o galpão, além da movimentação constante de carretas’’, explica Marcel Chodunsky. O acabamento no próprio concreto, liso e espelhado, foi o mais adequado para atender as exigências da Usiminas.Reforço do sub-leito através de enxertos de solo de boa qualidade impede recalques e formação de fissuras na camada superficial
DivulgaçãoO GALPÃO No projeto traçado para a Usiminas, a camada de BGTC (Brita Graduada Tratada com Cimento) apresentou espessuras entre 15cm e 20cm