Produto lançado nas capitais dos estados do Paraná e Santa Catarina no final de outubro, a modalidade de garantia-caução por título de capitalização, começa a ser oferecido também aos moradores do interior. Chamado Sul América Super-Fácil Garantia de Aluguel, o novo produto chega ao mercado como mais um instrumento para eliminar a figura do fiador nas locações, e ao mesmo tempo, viabiliza o fechamento de contratos de aluguel com profissionais que atuam na economia informal, porque elimina a necessidade de comprovação de renda.
Outro atrativo para o locador é um sorteio mensal. Adquirido pelo inquilino no momento em que é formalizado o contrato de locação, o título caucionado, que é devolvido no final do contrato (depois de descontadas eventuais pendências financeiras) corrigido pela taxa anual de 3% mais a variação da TR no período, concorre mensalmente pela Loteria Federal a um prêmio no mesmo valor do capital investido.
Disponibilizada pela Sul América Capitalização, a opção de garantia está sendo desenvolvida, no Paraná, em parceria com a CSI - Central de Seguros Imobiliários, de Curitiba. ‘‘Outro importante detalhe, informa o gerente operacional da empresa, Arthur William Holdship, é que como a contratação de locação está lastreada pelo título que garante a operação contra uma eventual inadimplência, mesmo aqueles que não têm como comprovar renda podem locar um imóvel sem enfrentar resistências’’.
Holdship acredita que a praticidade do mecanismo também é uma característica que deve favorecer o uso do novo produto. ‘‘Para contar com o Super-Fácil Garantia de Aluguel basta que o locatário solicite que essa forma de garantia seja incluída no contrato de locação. Como a Lei do Inquilinato não oferece limite para a caução de títulos financeiros e ações, o locatário e a imobiliária contam com total liberdade para estipular qual o valor a ser recolhido em função do risco da locação, tornando a operação segura’’, conclui. (L.B.)

mockup