Texturas e cores renovam ambientes
PUBLICAÇÃO
sábado, 27 de abril de 2002
Célia Guerra Reportagem Local 
Inovar a casa, criar ambientes mais alegres e vibrantes pode ser mais barato do que você imagina. Com criatividade e abusando dos revestimentos e texturas disponíveis no mercado, as áreas externas e internas da casa ganham cara nova e podem até traduzir o estilo de vida ou o perfil do morador.
Para os arquitetos Mônica Prison e Paulo Letti, as texturas são assessórios fundamentais para uma boa ambientação. Nos espaços internos como destacam, elas funcionam como um complemento ao mobiliário. Nas paredes externas o uso desse material, além da sofisticação, impermeabiliza e disfarça imperfeições e pequenas rachaduras. Por essa característica, de acordo com os arquitetos, a textura foi criada preferencialmente para áreas externas. A aplicação em paredes internas dá um toque ao ambiente, ilustram.
Mônica e Paulo informam que há vários tipos de acabamentos para serem utilizados. Eles citam as massas compostas à base de resina acrílica hidrorepelente, que permitem a criação de diversos efeitos durante a sua aplicação. Há ainda as texturas que possuem na sua formulação grãos minerais tratados de diversos tamanhos que produzem desenhos na parede.
Os arquitetos mencionam ainda o gesso acartonado para detalhes, granito, pastilhas em cerâmica, tijolo de vidro. O que vale é o bom senso, o equilíbrio e a função na hora de compor as paredes, alertam.
Os fabricantes desses produtos, de acordo com os arquitetos dão garantia de cinco anos. As texturas custam um pouco mais caro que a tinta, mas a relação custo X benefício compensa o investimento. Depois de aplicado é preciso apenas retocar a pintura da parede.
A cor, aliás, é um detalhe que não deve ficar em segundo plano. Quando se fala em textura, Mônica e Paulo destacam que a pintura é um dos recursos mais antigos e básicos que existem, com a vantagem da praticidade, economia e rapidez na aplicação. Amantes das cores fortes e arrojadas, os arquitetos dizem que elas dão vida, aconchego e alma aos ambientes. Ela (a cor) estimula a sensibilidade de cada um, influencia e identifica as pessoas, resumem.
Serviço:
Mônica Prison e Paulo Letti (43) 324-1708


