Arquivo FolhaSucesso depende da qualificação também dos trabalhadores, que devem executar tarefas dentro das normas construtivas adotadas pela incorporadoraA terceirização na construção civil como alternativa de competitividade empresarial. O assunto, tema da palestra da próxima terça-feira no auditório do Sindicato das Indústrias da Construção Civil, em Curitiba, será abordado pelo economista Lauro Santos. O consultor e especialista em terceirização é professor convidado do Educon, programa de cursos e eventos, promovido e realizado pelo Sinduscon-Pr, com apoio do Senai e Sebrae.
O objetivo é fortalecer o conceito junto às empresas paranaenses do setor e definir a viabilidade de aplicação como alternativa eficaz na busca de maior competitividade. Segundo o consultor, a terceirização, quando realizada através de parcerias idôneas e especilizadas, permite que empresas da indústria da construção concentrem maior energia e inteligência em atividades próprias levando-as a conquistar melhores posições no mercado. Além disso, é possível criar oportunidade financeira para desmobilizar o capital investido na execução de atividades não essenciais, transformando-o em capital de giro, aplicado em atividades fins da empresa.
As possibilidades O economista Lauro Santos diz que além dos serviços de apoio comuns a qualquer empresa como limpeza, alimentação, vigilância e transportes, é possível terceirizar também atividades específicas como a elaboração de projetos arquitetônicos e de engenharia, orçamentos e - talvez o mais significativo - o serviço de construção, edificação da obra (pedreiros, azulejistas, marceneiros, pintores).
Com relação ao serviço de construção civil, o especialista no assunto enfatiza que ‘‘a terceirização é viável desde que a empresa passe a ser uma incorporadora, cujas atividades estariam estabelecidas em três pontos: o gerenciamento de obras de engenharia, o desenvolvimento e manutenção de produtos e a prospecção de oportunidades de novos negócios.’’ Santos continua dizendo que os benefícios desta parceria, da integração profissional entre especialistas, resulta também em uma convivência comercial de longo prazo.
Vantagens e pioneirismo Esta opinião é compartilhada pelo engenheiro londrinense Antonio Galindo Moreno, que há quase 20 anos utiliza a terceirização para os serviços de construção em obras de condomínios e para administração. O diretor da Galmo Engenharia enumera ainda outra vantagem gerada pela parceria de longo prazo.‘‘A convivência duradoura entre profissionais especializados proporciona à incorporadora um desgaste cada vez menor na fiscalização diária da obra. Isto porque o terceirizado torna-se automaticamente um fiscal dos serviços pré-estabelecidos em seu contrato. Ele sabe que contratualmente será remunerado mediante a execução plena dos serviços solicitados e, na busca de uma melhor e maior produção e de melhores rendimentos, somam-se a qualidade e o interesse em participar de projetos futuros da empresa’’.
Galindo, que utiliza esta alternativa basicamente para os serviços finais das edificações (hidráulica, elétrica, revestimentos, marcenaria e instalações de peças e acessórios) argumenta, porém, que o sucesso deste processo só é possível quando o terceirizado é o empreiteiro.‘‘Não basta oferecer a possibilidade de recebimento mediante uma nota fiscal. É preciso, essencialmente, a qualificação profissional também dos trabalhadores que agregam o grupo de serviços e sua participação efetiva nas normas construtivas adotadas pela incorporadora,’’ diz o engenheiro. ‘‘Apesar da seleção e supervisão da empresa, somente com a ingerência participativa de profissionais atentos aos padrões construtivos assegura-se a plena a qualidade de todos os serviços envolvidos na construção civil’’, completa.
Um exemplo pioneiro da terceirização completa de um empreendimento imobiliário é o edifício comercial Master Town, entregue no início deste ano pela Construtora Fontanive, em Curitiba. Foram terceirizados todos os serviços desde a compra do terreno até a administração do condomínio. O processo iniciou há três anos com a contratação do grupo Apolar, que respondeu pelo estudo de viabilidade e projeto do empreendimento, lançamento, vendas e administração do imóvel.

mockup