Tenha uma viagem tranquila
PUBLICAÇÃO
domingo, 16 de janeiro de 2000
Tenha uma viagem tranquila
Uma das chaves para o sucesso de sua viagem é tentar compreender o país e os habitantes dos países que você vai visitar. Certamente, o comportamento de turistas que estiveram em determinado local antes de você irá afetar o modo como você será tratado, e o seu comportamento há de afetar os que irão depois. Então, anote algumas dicas importantes:
1) Antes de embarcar leia bastante sobre os destinos que vai visitar, especialmente sobre costumes, saúde, leis e riscos. Deixe em casa todos os detalhes possíveis sobre o seu roteiro, no caso de você precisar ser encontrado com urgência será muito mais fácil.
2) Leve sempre com você um seguro médico com validade internacional e tenha a certeza de que você está com todos os documentos em ordem antes de partir.
3) Consulte seu médico sobre quesitos de saúde e providencie com antecedência todas as vacinas necessárias.
4) Leve com você artigos de primeiros socorros e os remédios que está acostumado a usar.
5) Não ande com muito dinheiro ou objetos de valor; utilize sempre um money port que é colocado entre a calça e o estômago. Sempre que possível, utilize os cofres dos hotéis.
6) Tente se vestir de maneira a se misturar com a multidão. Não deixe máquinas fotográficas, mapas e outra parafernália turística à vista; você estará mais protegido da indesejada atenção dos ladrões.
7) Sua bagagem deve estar sempre ao seu alcance. Não a deixe por um segundo sequer fora de seu controle e não peça para outras pessoas tomarem conta dela é arriscado e, ainda mais, ninguém gosta de fazer isto.
8) Tenha sempre a certeza de onde vai se hospedar no dia de chegada, principalmente se for chegar à noite. Nos aeroportos, estações de trem, navio ou metrô, evite estranhos que se aproximam lhe vendendo facilidades em serviços duvidosos.
9) Leve cartões de telefone que possibilitem ligações para onde quiser. Eles serão importantíssimos em situações de emergência.
10) Não peça carona de maneira alguma, principalmente se estiver sozinho. Peça conselhos aos escritórios de turismo local antes de se aventurar no que pode ser uma enrrascada.
11) Não ande sozinho à noite em locais onde você não está familiarizado. Descubra quais são os locais apropriados para passear.
12) Não utilize e não permita que o façam portar drogas.
13) Cuidado para não ser contaminado pelo vírus da Aids, ou qualquer outra doença sexualmente transmissível. Usar camisinhas é a melhor proteção.
14) Esteja ciente que o abuso da bebida alcoólica pode afetar o seu julgamento e causar algum mal estar. De preferência, não consuma bebidas alcoólicas!
15) Não beba água da torneira ou gelo feito desta água, a não ser que você tenha certeza que ela é pura. Evite tomar sorvetes ou derivados de leite sem marca, assim como carne crua ou alimentos mal cozidos, especialmente em países quentes.
16) Procure estar o mais próximo possível do motorista ou do cobrador quando estiver em transporte público.
17) Se estiver viajando de carro, quando estacioná-lo não deixe malas ou objetos de valor visíveis.
18) Saiba o endereço de sua acomodação antes de sair para passear e tenha certeza que você poderá encontrar o caminho de volta.
19) Seja pontual nos compromissos assumidos, tais como: jantares, festas, cinema, teatros, etc. Um atraso é recebido como desrespeito à pessoa que ficou esperando.
20) Procure trocar seus travellers check ou dinheiro em uma das agências do Banco do Brasil existentes na maioria das grandes cidades do mundo a taxa normalmente é a melhor.
21) Certamente todas as pessoas querem preservar as belezas naturais e culturais do mundo; sendo assim, não deixe lixo atrás de você e também não leve qualquer coisa que é considerada uma parte integrante do meio ambiente.
22) Aprenda tanto quanto puder o idioma local melhor comunicação é de grande importância para um relacionamento mais caloroso. Esforce-se para compreender o comportamento das pessoas locais, como seu jeito de vestir ou sua religião (por exemplo: não se esqueça de tirar seus sapatos quando entrar em um templo e não se vista de maneira que possa ofender os costumes locais). Saiba que em alguns locais, e para algumas culturas, tirar uma simples fotografia é tabu; pergunte sempre às pessoas antes de ativar o click da sua máquina.
23) Não compre coisas feitas de material vindo de espécies em extinção, como marfim e pele de cobra. Em muitos países é ilegal a sua entrada e você poderá ter sérios problemas com a alfândega.
As dicas são do STB (Student Travel Bureau) e FIYTO-Federation of International Youth Travel Organization (organização mundial sediada na Dinamarca que promove o turismo jovem)

