Da Redação
O 39º Salão Internacional do Móvel de Milão (Itália), que termina hoje, mostrou que a tendência é mesmo o fortalecimento da referência oriental. Ela não está presente apenas na disposição dos móveis (Feng Shui e cabalas) ou nos detalhes. Agora aparece ‘‘inequívoca’’ no design dos móveis, principalmente nos projetos e cores de sofás, poltronas e prateleiras.
A referência oriental é clara no rebaixamento dos assentos que ganharam um design quase rente ao chão – com pouco mais de meio metro de altura. As prateleiras e estantes também estão mais baixas, ocupando um espaço antes considerado pouco nobre. As linhas lembram vagamente as escritas chinesa e japonesa – curvas muito suaves e traços retos e firmes. A escolha das cores vermelho e vinho, tons quase clássicos das porcelanas chinesas (sangue de boi) e objetos japoneses, reforçam que a tendência é mesmo a orientalização.
O Salão de Móvel de Milão, considerado o mais importante do planeta na área de decoração, reuniu mais de 1500 expositores de todo o mundo. Os trabalhos, divididos em quatro temas – design, mobiliário moderno, mobiliário clássico e mobiliário artesanal – mostraram por onde caminham as criações do mundo da decoração.
No pavilhão da onde ocorre anualmente a exposição, o Salão Satélite abrigou várias exposições paralelas. Entre elas ‘‘A casa do ano 2000’’ e os protótipos vencedores do Concurso Europeu de Design para Iluminação.
A Euroluce-Feira de Iluminação, outro evento paralelo ao Salão do Móvel e que acontece a cada dois anos, dividiu os produtos em contemporâneos, clássicos e iluminotécnicos. Por toda a feira, o que ficou bem evidente foi uma releitura nostálgica dos anos 70, com todo tipo de material em forma de bola. O branco e o metal acizentado, com acabamento acetinado ou polido foram uma constante no evento. Também chamaram a atenção as luminárias-objeto que encantaram por conta da múltipla função.
Nessa linha encaixa-se a coleção Cicatrizes de Lux, criada por Philippe Starck. As luminárias são basicamente dispersores de cristal lapidado com desenhos que lembram as marcas que as ondas do mar deixam sobre a areia quando a maré está baixa. As formas e os tamanhos diferentes têm um ‘‘qu꒒ da sofisticação dos anos 20.Sofás, poltronas e prateleiras aparecem mais baixos em cores e linhas fortes com raízes na cultura oriental
DivulgaçãoBAIXINHO Sofá Alfa, design de Emat Progetti: 55 cm do chão e 2,30 m de comprimentoDivulgaçãoLinha Eos, assinada por Luciano Pagani e Angelo PerversiDivulgaçãoDiscos de alumínio paralelos: móbile futurista