Da Redação
Um dos maiores sucessos da Feira de Valença do ano passado (a feira de design mais importante do mundo depois de Milão) já está disponível no Brasil. É o sistema de quarto integrado La Literal, desenhado pela empresa espanhola Sellex.
O modelo La Literal une cama de solteiro e bancada de trabalho de um modo totalmente novo e de design revolucionário. Na Europa, o sistema vem sendo vendido não só para residências mas também e principalmente para moradias coletivas como apart hotéis, escolas, universidades, albergues e repúblicas estudantis.
O modelo consiste basicamente em uma estrutura de aço fixada na parede com duas pranchas de 2,20 metros de comprimento. Uma delas serve de mesa e outra, que fica em cima, serve de estrado. Uma grade na cabeceira e nos pés ajuda a segurar o colchão.
O sistema foi desenvolvido para atender a duas funções (dormir e trabalhar/estudar) em um espaço reduzido. A mesa tem espaço suficiente para computador, livros etc. Quando a cama está fechada (uma cinta elástica segura a roupa de cama e o colchão), a parte inferior pode ser usada como painel de avisos. Aberta, não impede que o usuário utilize a bancada de estudo com computador e tudo o mais. Uma escada dá acesso à cama. E uma trave metálica na parte inferior da bancada assegura total estabilidade.