Sistema inteligente para emergências é movido a bateria
PUBLICAÇÃO
sábado, 27 de maio de 2000
Um sistema inédito de iluminação de emergência promete resolver o problema de chegar em casa e encontrar todo o bairro escuro. A Lighting Power Energy lança no mercado um sistema que conjuga um reator eletrônico com iluminação de emergência movida a bateria, cujo acionamento acontece através do interruptor, independente da falta de energia na região.
Esse sistema diferencia-se dos outros porque é inteligente: só entra em funcionamento quando as lâmpadas estiverem ligadas no momento do blecaute. No caso de lâmpadas apagadas, ele permanece desligado, evitando desperdícios e gastos desnecessários.
A Philips também está lançando uma novidade no mercado de reatores. São as linhas Matchbox e Micro-Can 50% mais compactos em relação aos modelos tradicionais. A miniaturização dos reatores é uma tendência mundial, por ocasionar redução no tamanho e peso das luminárias e sistemas ópticos. Os produtos chegam ao Brasil simultaneamente ao lançamento no resto do mundo.
As peças da linha Matchbox economizam até 25% da energia elétrica consumida por um reator eletromagnético convencional. Com relação à linha Micro-Can, o diferencial refere-se à flexibilidade de um mesmo reator operar lâmpadas fluorescentes nas versões T8 de 32 watts ou TL5 de 21 ou 28 watts.
A nova linha de reatores eletrônicos da Osram privilegia o conforto e a segurança, aliados à economia. A empresa lançou o Quicktronic TIS B com tecnologia digital e o Quicktronic Dimmable, que permite a dimmerização de lâmpadas fluorescentes quando combinado com seus acessórios. (C.A.)