Sistema busca piso com menos juntas
PUBLICAÇÃO
sábado, 27 de maio de 2000
Da Redação 
Mesmo sendo um conceito ainda novo no Brasil, o Jointless Floor, ou seja, a execução do piso com o menor número de juntas possível, é uma tecnologia que tem atendido às mais diversas necessidades do setor industrial. Um dos maiores benefícios do sistema é a diminuição de quebras das juntas e, consequentemente, de manutenções futuras.
Em estudos realizados por empresas de controle de qualidade, verificou-se que 90% dos problemas detectados no piso têm início nas juntas. Para garantir a integridade das juntas, o conceito original do sistema prevê a instalação de perfis metálicos nas bordas, solução que temos adotado com resultados positivos muito bons, diz o engenheiro Paulo Roberto F. de Castro, gerente de projetos da Monobeton. A empresa tem sido a pioneira em projetar o sistema no Brasil, estudando diferentes possibilidades para viabilizar o uso da tecnologia, além de variações no uso de material para expandir ainda mais sua utilização.
De acordo com Castro, a rápida evolução tecnológica tem mostrado caminhos alternativos para a empresa desenvolver projetos específicos de Jointless Floor, mediante o emprego de fibras metálicas que confere muito maior ductilidade ao concreto e possibilita a obtenção de excelentes resultados.
Ele explica que embora haja a restrição do sistema, no que se refere à relação entre as dimensões das placas (comprimento menor que 1,5 versus largura), em casos especiais, é possível o emprego do sistema misto, composto por telas eletrosoldadas mais fibras de aço. Esta solução foi adotada, por exemplo, no projeto do piso da empresa Big Frango, em Rolândia (PR). A meta era obter um piso sem juntas para uma câmara frigorífica (30ºC negativos). Nessa obra, a Monobeton projetou uma única placa de 25 por 48 metros para cobrir toda a área da câmara. A placa de concreto armado misto, com 17 cm de espessura, foi executada com fibras de aço e armadura convencional em barras de aço, sobre uma camada de isolante térmico, conta. Esse projeto, lembra o engenheiro, juntamente com o do Centro de Distribuição do Bompreço, em Salvador (BA) tornou-se projeto-modelo para as filiais de cada uma dessas empresas.
O projeto mais recente de Jointless Floor foi desenvolvido para a metalúrgica Yudgar, de Itupeva (SP), que optou pela utilização de concreto armado em placas de 20 por 30 metros, em uma área total de 8 mil m2, com espessuras que variam entre 15 e 18 cm. Segundo Paulo Roberto de Castro, a Monobeton já está elaborando um projeto de piso com placas de 50 x 50m, a ser executado ainda este ano, estabelecendo um novo marco na engenharia nacional.


