Sinduscon alerta: preços vão subir
PUBLICAÇÃO
domingo, 18 de janeiro de 2004
Vânia Casado<br>Equipe da Folha 
Curitiba - O preço dos imóveis para o consumidor final vai subir em 2004, apesar da queda nas vendas do setor. O aviso é do presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná (Sinduscon-PR), Ramon Andres Doria, ao justificar que as construtoras não têm mais como absorver o aumento nos custos.
Segundo Dória as construtoras estão sendo pressionadas pelo aumento dos custos de produção medidos pelo Custo Unitário Básico (CUB) da construção civil. Esse índice subiu 15,30% em 2003, superando a inflação medida pelo Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M), da Fundação Getúlio Vargas, que ficou em 8,71% no ano passado.
De acordo com Dória, o aumento do CUB-PR foi fortemente influenciado pelo aumento dos custos com mão-de-obra e encargos sociais que tiveram aumento médio de 20,25% no ano. Com isso, a margem que as construtoras tinham para trabalhar foi praticamente eliminada, disse o empresário. Segundo ele, o setor não fabrica insumos e nem mão-de-obra. Portanto tem que arcar com o aumento desses custos e eles deverão ser repassados aos consumidores sob pena das construtoras quebrarem, alertou.
Apesar das dificuldades, Dória garantiu que o setor não pensa em demitir por causa dos contratos em andamento.
Segundo Dória, o setor da construção civil vem trabalhando sem margem nos últimos dois anos, sendo que o ano passado foi o pior deles. As construtoras apostam na reversão desse quadro com o crescimento econômico que elas esperam que ocorra este ano.
Dória salientou que as construtoras ''acreditam na virada do quadro econômico'' a partir do mês que vem. No mês de janeiro, tradicionalmente as vendas inexistem. E este ano a maioria das construtoras deu férias coletivas mais longas em função das encomendas que estão escassas''.
O presidente do Sinduscon não soube precisar qual seria o índice de reajuste que as construtoras pretendem aplicar. Segundo ele, isso depende da política de cada empresa e deverá ocorrer aos poucos. O custo médio de um imóvel em prédio de oito pavimentos, dois quartos e padrão normal de acabamento, passou para R$ 728,94 o metro quadrado em dezembro.


