Lançamento da Feira de Imóveis
O lançamento da terceira edição da Feira de Imóveis reuniu cerca de 120 pessoas no último dia 15 no Hotel Blue Tree (foto). O evento, patrocinado pela Caixa Econômica Federal, é uma promoção do Sindicato da Habitação e Condomínios do Paraná (Secovi-PR), Sindicato dos Corretores de Imóveis de Londrina (Sincil), Conselho Regional dos Corretores de Imóveis do Paraná (Creci-PR) e do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Norte do Paraná (Sinduscon Norte PR).
A Feira, que já é considerada evento oficial do mercado imobiliário, vai reunir cerca de 30 expositores das principais construtoras e imobiliárias da cidade entre os dias 9 e 11 de maio no Centro de Eventos do Catuaí Shopping Center. Os organizadores esperam receber mais de 10.000 visitantes durante os três dias. Na última edição do evento, a Caixa realizou mil atendimentos, o que representou oito milhões em financiamentos realizados nos meses seguintes. Somente durante a Feira do ano passado, foram comercializados R$ 5 milhões.

Vantagens e sucesso
Para Sérgio Takao Sato, da Tasa Eventos, empresa responsável pela organização, a grande vantagem da Feira é a quantidade de opções oferecidas, que vão desde o imóvel mais simples até o mais sofisticado, além da oportunidade que o visitante tem de comparar propostas. Ele ressalta que o evento movimenta bastante a economia local, tanto que a Feira de Imóveis de Londrina já é considerada a segunda maior do Paraná.
O sucesso do evento é reflexo do destaque da cidade no mercado imobiliário e da construção civil. A estabilização da economia, o maior acesso aos financiamentos e o fato da cidade ser um pólo universitário, colaboram com o aquecimento do mercado. Para se ter uma idéia, mais de 700 imóveis foram comercializados nos primeiros 100 dias de 2008 em Londrina, que também se destaca como a terceira maior cidade do Sul do Brasil e está entre as dez mais verticalizadas do mundo.
Mais informações pelo www.feiradeimoveislondrina.com.br.

Mudando de Assunto...
Muitas dúvidas giram em torno do fundo de reserva do condomínio. Como arrecadá-lo? Em que situação ele deve ser usado? Para esclarecer essas questões, o artigo 22 da Lei 8.245/91 traz que o fundo de reserva tem a função de cobrir as despesas extraordinárias do condomínio, sendo obrigação do proprietário constituí-lo.
Todo condomínio deve ter um fundo de reserva. Para formá-lo, é necessário aplicar mensalmente uma porcentagem sobre o orçamento total das despesas ordinárias. A convenção do edifício deve fixar critérios no que diz respeito ao fundo.
A assessora jurídica do Secovi-PR, Adiloar Franco Zemuner, explica que o fundo de reserva não deve ser distribuído aos condôminos e nem deve ser objeto de restituição a moradores que porventura venham a alienar a sua unidade autônoma ou que venham a deixar o condomínio. ''Seu montante é de propriedade do condomínio e não dos condôminos. Por tal razão, o condômino que se retira do condomínio por ter vendido sua unidade, não tem direito a restituir a parte que contribuiu para o fundo'', considera.

Fundo de Reserva
É importante esclarecer que o fundo de reserva deve ser aplicado em caderneta de poupança, em estabelecimento bancário escolhido pelo síndico, podendo ser ratificado pelo Conselho Fiscal ou por outro órgão que o substitua. ''Os síndicos devem ter o cuidado de não aplicar o fundo em títulos ou congêneres, dado ao fator da variação de risco e, ainda, pela impossibilidade de sua retirada imediata, numa situação de extrema necessidade'', alerta a assessora. Todo condomínio deve ter valores separados sob rubrica ''Fundo de Reserva'', visando sua utilização exclusivamente para despesas extraordinárias e eventuais.
A assessora enfatiza que o fundo não deve ser utilizado para atender suprimentos de caixa, podendo o síndico fazê-lo em caso de emergência, a fim de atender despesas inadiáveis e que dizem respeito à supressão de serviços básicos ao condomínio, responsabilizando-se por recompor o saldo antes existente. O fundo de reserva pode ser utilizado pelo síndico para qualquer tipo de investimento, manutenção e/ou conservação desde que, autorizado por deliberação em Assembléia Geral Extraordinária, convocada especificamente para esse fim.

Agenda Secovi
Dia 25 de abril às 20 horas vai acontecer a inauguração da delegacia do Secovi no litoral paranaense, mais especificamente em Caiobá.
O Secovi está organizando um café da manhã voltado aos síndicos, que vai acontecer no próximo dia 30 às 8 horas na delegacia do Secovi (Rua Minas Gerais 197, 13º andar). Na ocasião, a assessora jurídica da entidade, Adiloar Franco Zemuner, estará presente para conversar com os síndicos e sanar eventuais dúvidas. Será uma boa oportunidade para estreitar relacionamentos, trocar experiências e sanar dúvidas.

Secovi - Sindicato da Habitação e Condomínios
Rua Minas Gerais, 297 - 13º andar - Sl. 133/134 - Londrina - PR
CEP 86010-905 (43) 3356 2703 - [email protected]

mockup