Rio de Janeiro - Milhares de profissionais são esperados no para o 17º Congresso Brasileiro de Arquitetos, que começa na próxima terça-feira e vai até domingo, 4 de maio, no Riocentro, zona oeste da cidade. A globalização e o urbanismo vão marcar o encontro.
O grande homenageado do evento é João Figueiras Lima, criador do modelo arquitetônico da rede de hospitais Sarah. Paralela ao congresso, já acontece a 1 Mostra Internacional Rio de Arquitetura (Mira), que ocupa museus, centros culturais e galerias de arte, públicos e privados do Rio, com exposições sobre o assunto.
''O congresso é voltado para os especialistas e a Mira visa ao público em geral para conscientizá-lo da função e da importância dessa atividade'', diz o presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) do Rio, Carlos Fernando Andrade. ''As pessoas nascem, vivem, morrem e são enterradas em ambientes determinados pela arquitetura, mas a vêem como uma atividade fora de seu cotidiano. A Mira quer mudar essa mentalidade.''
A formação do profissional, a relação entre arquitetura, cultura e ideologia, novas tecnologias e as políticas públicas são os subtemas do encontro, que terá abertura solene no Theatro Municipal, na terça-feira à noite, com a presença do ministro das Cidades, Olívio Dutra, e da presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Maria Eliza Costa. ''A preservação estava na pauta do congresso antes do incêndio em Ouro Preto, pois manter a herança que nos foi deixada é fundamental.''

mockup