|
  • Bitcoin 118.190
  • Dólar 5,2124
  • Euro 5,3417
Londrina

Imobiliária & Cia

m de leitura Atualizado em 12/09/2021, 21:03

Revisão no sistema elétrico gera economia e evita acidentes

Aumento da conta de luz e risco de apagões exigem olhar mais atento às instalações do prédio

PUBLICAÇÃO
sábado, 11 de setembro de 2021

Juliana Santos/Folhapress
AUTOR autor do artigo

menu flutuante
Imagem ilustrativa da imagem Revisão no sistema elétrico gera economia e evita acidentes Imagem ilustrativa da imagem Revisão no sistema elétrico gera economia e evita acidentes
|  Foto: Folhapress
 

Além do impacto da energia no bolso com o anúncio de uma nova bandeira tarifária aplicada nas contas de luz, existe a possibilidade de a oferta de energia chegar a níveis insuficientes para atender a demanda entre outubro e novembro, com risco de apagões pelo país. Assim, vale pensar sobre como o lugar onde vivemos tem tratado suas instalações elétricas.

André Heleno Batista é engenheiro eletricista e defende que as revisões profissionais no condomínio não devem ser feitas apenas em situações extremas. Há vários indicadores que apontam para essa necessidade: idade da instalação, intervalo desde a última revisão, falhas em dispositivos de proteção, aquecimento na fiação, cita.

Outras mudanças no condomínio podem indicar a necessidade de reforma nas instalações elétricas, como a expansão do número de moradores ou a mudança nos padrões de consumo. Os avanços nas tecnologias disponíveis para gerar energia também são incentivo, como os painéis fotovoltaicos.

Daniel Machado Duarte, engenheiro e consultor, relata ter lidado com condomínios recém-construídos cujas instalações ofereciam riscos à segurança dos moradores. Ele explica que laudos de vistoria elétrica pagos pelo condomínio não verificam as unidades dos moradores, apenas as áreas de uso coletivo, mas o condômino pode contratar uma vistoria individual para garantir que está utilizando uma energia segura e eficiente também em sua casa.

LEIA TAMBÉM:

Saiba como o condomínio deve se preparar para emergências