Proteção em paredes
PUBLICAÇÃO
sábado, 15 de fevereiro de 1997
Ligia Barroso Especial para Imobiliária
Gilson AbreuConfortoCarlos Hauer: Sistema cria colchão de ar entre a parede externa e uma interna com dry wallUma nova tecnologia do sistema construtivo, importada dos Estados Unidos, está sendo implantada, com pioneirismo no Sul do País, em edifícios residenciais do litoral paranaense. O Vapor Barrie, que vem sendo utilizado pela Construtora Hauer, de Curitiba, consiste na criação de uma barreira de vapor entre a parede externa e uma interna do edifício, que tem como finalidade a proteção térmica e contenção de umidade. O sistema só é possível, em edificações que já utilizam uma outra técnica inovadora: o sistema Dry Wall
para paredes internas. O sistema é uma estrutura vertical de aço galvanizado, sobre a qual são aplicadas, em suas duas faces, placas de gesso com cerca de sete milímetros (cada uma) e revestidas com papel acartonado, cuja principal função é o isolamento termo-acústico.
Segundo o diretor técnico, engenheiro Carlos Hauer, a empresa prioriza cada vez mais o item conforto habitacional, sem que isso implique no repasse de custos para o consumidor. São novas concepções que, independentemente do fator aquisitivo, traduzem qualidade de vida, comenta.
O sistema O diretor técnico da Hauer Construções explica que a parede térmica consiste na existência de um colchão de ar entre a parede externa do edifício e uma segunda parede interna em Dry Wall. Entretanto, diz ele, o segredo do bom isolamento não está pura e simplesmente na existência desse colchão de natural de ar, mas em um terceiro componente, o vapor shield, uma chapa, com uma das faces aluminizada, cujo processo de refração minimiza a ação dos raios solares que transpassam a parede externa. O sistema retém o calor no inverno, barrando-o no verão.
As vantagens do conforto térmico, adquiridas através Vapor Barrie, serão conhecidas a partir da entrega das primeiras obras dotadas desta tecnologia, que estão sendo construídas em uma das praias do litoral e com previsão de entrega para o final do próximo ano. Na América do Norte, o Vapor Barrie é obrigatório também em construções comerciais.