Projeto alfabetiza no canteiro de obras
Durante três dias da semana, um grupo de operários da construção civil de Londrina faz um caminho diferente após o expediente. Eles trocam a volta imediata para casa pela sala de aula. Munidos de lápis, apostilas e muita vontade em aprender, 18 funcionários da Construtora Mavillar participam de projeto inédito entre as construtoras da região sul do país. Em sala montada na própria obra, vão aprender a ler e escrever através de um programa didático-pedagógico especialmente desenvolvido para trabalhadores do setor.
O convênio com a Fundação Roberto Marinho - Telecurso 2000, foi a primeira ferramenta para se estabelecer uma parceria com o Núcleo Regional de Educação de Londrina.
Priscila Villar: incentiva os operáriosA parceria garantiu, além do material didático, a possibilidade de implantação de uma metodologia voltada às reais necessidades desses trabalhadores. Tem liguagem e exemplos próprios ao cotidiano de pedreiros, pintores, serventes e mestres. Além disso está mais próximo também das necessidades da própria empresa que busca, com este projeto de ensino básico, promover a educação como uma das propostas para maior qualidade de serviços, argumenta Priscila Villar, diretora administrativa da construtora.
É ilusão pensarmos que mesmo com 15, 20 ou até 25 anos de trabalho em canteiros de obra, os operários da construção, em sua maioria apenas com a 1ªsérie e nem sempre completa, consigam absorver rapidamente as normas, novas tecnologias e aplicar corretamente os novos sistemas empregados ao setor que busca melhorar sua capacidade de produção, e assim continuar participando ou sobrevivendo a um mercado cada vez mais competitivo. E, como a qualidade exigida no produto final depende de todos, é um processo em cadeia, estamos incentivando aqueles que iniciam o ciclo da produção e de quem a construtora depende 100%, o operário, completa.
A construtora já participa de outros programas de treinamento dirigidos ao setor. É também uma das empresas londrinenses integrantes do projeto Sinduscon/Sebrae/CNPq no Programa RHAE-Projeto de Capacitação de Recursos Humanos para Atividades Estratégicas.
Iniciado há duas semanas, o curso Tele Sala está sob coordenação geral do especialista em ensino a distância, Célio Semprebom, professor responsável pelo setor de Tecnologia Educacional do Núcleo em Londrina. Monitorados pela professora Ana Márcia Canônico, os alunos, com idade entre 20 e 59 anos, têm aulas às terças, quartas e quintas-feiras, das 17h30 às 19 horas, em sala especialmente montada em um dormitório de um dos apartamentos do edifício Palladium Residence, ainda em construção.
Segundo a empresária Priscilla Villar, com investimento inicial (compra do material didático, mobiliário e equipamentos) e custos mensais modestos (salário da professora), o projeto Tele Sala (que abrange da alfabetização à 4ª série) já conquistou novos adeptos entre os quase 300 funcionários da empresa. Em breve, mais uma sala será montada, desta vez para alunos de 5ªa 8ªséries. E também servirá de exemplo para outras construtoras.
Além do convite para apresentar o projeto no Sinduscon Norte do Paraná para outras empresas de Londrina, o trabalho desenvolvido na sala de aula do Palladium Residence também será tema de um dos programas do Telecurso, veiculado pela Rede Globo em todo o Brasil.fotos: Celso PachecoLer e escreverOperários em sala de aula: programa didático-pedagógico desenvolvido especialmente para elesLigia Barroso
Especial para Folha Imobiliária





