Depois de 15 anos trabalhando em bancos, como gerente de operações da área do sistema imobiliário, Alberto Hiroshi Matida cansou de ouvir reclamações de mutuários que não sabiam calcular o saldo devedor dos financiamentos, que desconheciam o funcionamento de seus contratos ou que ingressavam com ações na justiça sem sequer saber se tinham ou não direitos a receber.

''O mutuário não tem a quem recorrer. Ou ele acredita no banco, e tenta entender aquelas planilhas complicadas que a instituição financeira costuma fornecer, ou tem que procurar uma associação de mutuários para saber se seu contrato está sendo respeitado'', diz Matida.

Acostumado aos cálculos, ele acabou desenvolvendo o software ''Sistema de Acompanhamento de Financiamento Imobiliário'', um programa de computador que ajuda o mutuário a controlar, mensalmente, todos os valores relativos ao financiamento, como a prestação, o saldo devedor, juros e amortizações.

O sistema é simples, e pode ser operado por pessoas que não têm intimidade com o computador. Basta ter um equipamento como um PC 486 e o programa Excell instalado. O software também aceita operar com qualquer tipo de financiamento habitacional, adotando os diferentes tipos de tabela dos bancos. Para programar as características do contrato de cada mutuário, no entanto, o próprio Matida é quem programa o software caso a caso.

O único trabalho que o mutuário terá é digitar, mensalmente, a variação monetária prevista em seu contrato, que o programa calcula, automaticamente, os valores do financiamento. O programa traz, ainda, mais uma vantagem. O usuário também pode programar seus investimentos, verificando, por exemplo, se vale a pena amortizar a sua dívida ou aplicar o valor em outro investimento.

Matida ainda não sabe como o programa será comercializado. O programa está em fase de registro. Ele está fechando uma parceria com a empresa TZ Assesoria e Consultoria Imobiliária e também pensa em comercializar o software pela Internet. Matida também não tem idéia sobre qual será o preço do produto.

Serviço: Para saber mais sobre o software, ligar para Alberto Hiroshi Matida (41) 363-3167

mockup