Professor discute 'seguro condomínio'
PUBLICAÇÃO
domingo, 19 de fevereiro de 2012
Mie Francine Chiba <br> Reportagem Local 
Para falar da responsabilidade do síndico sobre a contratação do seguro condomínio, Maurício Tadeu, professor de Administração de Empresas e de Ciências Atuariais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), esteve em Londrina na quarta-feira para ministrar palestra sobre o Seguro Condomínio. O evento foi promovido pelo Sindicato dos Corretores de Seguros do Paraná (Sincor-PR), Sindicato das Seguradoras (Sindseg-PR/MS) e Escola Nacional de Seguros (Funenseg).
De acordo com Tadeu, está prevista em lei, inclusive no Código Civil Brasileiro, a responsabilidade do síndico de contratar o seguro, uma vez que ele é a personalidade jurídica eleita pelos condôminos para representar o condomínio. ''Se o síndico não contrata o seguro, a responsabilidade recai sobre ele. Se houver prejuízos materiais, o condômino pode reclamar a ausência do seguro e o síndico responde até com os bens pessoais.''
Durante a palestra, Tadeu também comentou as mudanças na legislação que ampliaram as modalidades de seguro condomínio para simples e amplo. O simples possui cobertura básica contra incêndio, queda de raio, explosões e outros adicionais. O amplo, segundo o professor, garante situações mais abrangentes, com preço diferenciado.
A mudança ocorreu, conforme Tadeu, para atender melhor a obrigação da contratação de seguro para todos os condomínios e fez com que os condôminos pudessem contar com mais uma modalidade para atender suas necessidades.


