Prédio é pioneiro em medição remota de gás
PUBLICAÇÃO
sábado, 23 de julho de 2005
Fábio Galão<br>Equipe da Folha 
Curitiba - Um prédio com 34 apartamentos e 46 moradores no Centro de Curitiba é a primeira construção residencial com sistema de medição remota de gás natural instalado pela Companhia Paranaense de Gás (Compagas) no Paraná. A Compagas já instalou tubulação de gás natural em 31 edifícios residenciais da capital, 30 deles com sistema tradicional, que exige que um leitorista vá até a construção para verificar quanto foi gasto em cada apartamento.
Segundo Lauro Fernando Furlanetto, coordenador do segmento residencial da companhia, a medição remota permite que a empresa leia os medidores sem ter acesso a eles, já que os dados são enviados através de sinal diretamente para a Compagas.
''A grande vantagem, entretanto, é o preço. O sistema de medição remota tem um custo de instalação 50% menor em relação ao tradicional'', comentou o coordenador. A medição remota deve ser instalada em breve em outros prédios residenciais de Curitiba.
No único edifício residencial onde a Compagas colocou o sistema, os moradores aprovaram a novidade, implantada no final do mês passado. Segundo a síndica do condomínio, Regina Merlo Paiva dos Santos, o prédio estava sem gás desde dezembro de 2003. Naquela época, a tubulação estava com sérios problemas de vazamento e os moradores já haviam acionado judicialmente a construtora.
''Ganhamos a causa, mas a construtora não pagou toda a nova instalação de gás sob a justificativa de que está com dificuldades financeiras. O processo está correndo. Tivemos que assumir a obra. A volta do gás foi um alívio. No período em que o fornecimento estava cortado, tínhamos que nos virar com forno elétrico, microondas'', disse Regina.


