A Construtora Plaenge entregou semana passada seu 46º empreendimento em Londrina. Trata-se do edifício Arquiteto Vilanova Artigas, construído na Gleba Palhano, na Rua José Monteiro de Mello, entre a av. Madre Leônia Milito e o Lago Igapó 2.
Além do término da obra ocorrer rigorosamente no prazo combinado com os clientes, o Artigas surpreendeu os clientes e também o mercado ao ser entregue com o térreo totalmente decorado e equipado. É a primeira vez que uma construtora oferecerá tal benefício aos clientes. Isso acontece justamente no edifício que possui a maior área de lazer da cidade - são 6 mil metros quadrados.
Os moradores recebem o hall de entrada, salão de festas, sala de ginástica, brinquedoteca, Espaço Gourmet e outros ambientes prontos para serem usados. Pensados e analisados nos mínimos detalhes por profissionais especializados em decoração.
''Já é tradição a Plaenge entregar seus empreendimentos com o hall social decorado e a sala de ginástica equipada. Porém, no Artigas a idéia foi entregar toda a área comum seguindo uma mesma linha de decoração'', explica a gerente da regional da Plaenge em Londrina, Célia Catussi.
A arquiteta responsável pelo térreo do edifício, Luíza Bohrer, conta que normalmente os moradores de um prédio novo decoram um ambiente da área comum de cada vez - fazem isso em função dos custos que uma decoração demanda. Perdem, assim, a oportunidade de obter um resultado mais harmonioso. ''Recebendo o térreo já todo decorado, os moradores do Artigas garantiram uma mesma concepção decorativa para todos os ambientes'', garante.
Como exemplo, ela cita a brinquedoteca, espaço que foi elaborado levando-se em conta desde a cor dos puffs até o tipo de brinquedos que estarão à disposição das crianças. O hall de entrada, considerado uma espécie de cartão de visitas do edifício, terá mesas de canto, puffs, sofás de vários tamanhos, espelhos, tapetes e objetos de decorativos
Além da decoração, os ambientes do térreo do edifício da Plaenge contam com vários equipamentos. O Espaço Gourmet foi entregue com geladeira, freezer, fogão, mocroondas, forno para pizza entre outras coisas. Já a sala de ginástica conta com esteiras, bicicletas ergométricas e equipamentos para musculação, abdominais e alongamento.
Outros espaços que também foram entregues equipados e decorados são o salão de festas, a piscina externa e a piscina interna aquecida.
Quem foi - Nascido em junho de 1915, o curitibano João Batista Vilanova Artigas, ao lado de Frederico Kirchgassner e Lolô Cornelsen, foi responsável pelas primeiras manifestações modernistas na arquitetura de Curitiba. Graduou-se engenheiro-arquiteto na Escola Politécnica da USP, Artigas, muito embora tenha atuado principalmente em São Paulo, deixou significativas obras na capital, e mesmo no interior paranaense. É dele a antiga estação rodoviária de Londrina, hoje transformada em Museu de Arte. Os quase 700 projetos realizados durante a carreira e o contato com profissionais de outros países, deram a Artigas reconhecimento internacional. Seu nome, anos após seu falecimento, em 1985, continua como um dos mais respeitados entre os arquitetos brasileiros.

mockup