Piso de madeira já
foi arroz com feijão
Dá para acreditar que o piso de madeira, já foi ‘‘arroz com feijão’’ nas casas dos brasileiros? Isto foi na época das ‘‘vacas gordas’’, quando a madeira era abundante e praticamente o único material disponível para pisos. Hoje, pensar em colocar madeira verdadeira dentro de casa, só com muito dinheiro. Vieram os tacos e com o tempo e a americanização dos costumes, os carpetes - tapetes grossos que cobriam toda área do ambiente - viraram coqueluche. Logo veio a ‘‘forração’’, versão mais barata do carpete, feita de fibras prensadas.
Mas não durou muito. Descobriu-se que para o nosso clima, hábitos e estrutura das residências, os carpetes e forrações eram altamente anti-higiênicos e pouco práticos. Veio então o boom das lâminas de madeira que pareciam, a primeira vista, a solução de todos os problemas. Conquistou o mercado pela rapidez da colocação, visual e facilidade de manutenção.
As que chegaram ao País em maior número e a preços compatíveis, porém, não ofereciam durabilidade nem qualidade adequadas. Riscam e descolam com facilidade. E as de melhor qualidade têm preços próximos aos pisos de madeira. (C.B.)

mockup