Personalização é diferencial na arquitetura comercial
Ambientes que combinam estética e funcionalidade ajudam a atrair clientes e reforçam marcas
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 17 de janeiro de 2025
Ambientes que combinam estética e funcionalidade ajudam a atrair clientes e reforçam marcas
Reportagem local

O mercado global de arquitetura e design de interiores é um setor em constante crescimento, influenciado por fatores econômicos, culturais, tecnológicos e ambientais. Esse segmento desempenha um papel importante na criação de espaços funcionais, atendendo a uma ampla gama de clientes, desde residências até empreendimentos comerciais e industriais. Segundo dados da Mordor Intelligence, o mercado de serviços de design de interiores deve atingir US$ 177,13 bilhões até 2029.
Para a arquiteta Vanessa Lessa Fraga dos Santos, entre os investimentos mais populares do mercado estão os espaços de coworking e imóveis comerciais. "No Brasil, as estimativas também são promissoras, pois o mercado nacional de arquitetura e design de interiores está em constante crescimento, muito por conta das mudanças no estilo de vida dos brasileiros durante a pandemia", afirma.
No ramo da arquitetura voltada para empreendimentos comerciais, Santos explica que ambientes personalizados são fundamentais para destacar o empreendimento no mercado. "Esses ambientes personalizados atraem públicos específicos, geram publicidade espontânea nas redes sociais e transmitem profissionalismo e qualidade, o que fortalece a percepção positiva e a fidelização dos clientes", pontua.
Segundo a arquiteta, os espaços comerciais temáticos também ganham destaque e ela cita como exemplo o salão de beleza "Paraíso Estético Havaiano". "As proprietárias me procuraram porque tinham o sonho de ter um salão diferente do usual, algo que não fosse rosa e até mesmo tão sofisticado como a maioria dos salões de beleza", afirma.
O projeto foi realizado na cidade do Rio de Janeiro, no bairro Freguesia, em Jacarepaguá, e teve como tema as praias do Havaí. Santos lembra que "o programa de necessidades era grande para o pequeno espaço que tínhamos. Assim, uma técnica que foi fundamental para dar a ideia de amplitude no espaço foi o uso de grandes painéis, que tinham como premissa transmitir o pensamento de que a cliente estaria em uma praia paradisíaca".
Além disso, a profissional também optou pelo design biofílico, com o uso de elementos naturais, como palha, bambu, madeira e até mesmo plantas. "Esses elementos podem deixar o ambiente mais aconchegante e ainda oferecer um apelo visual para fotos e vídeos para redes sociais - um dos motivos para termos, inclusive, feito um painel instagramável logo na entrada, perto da recepção e do bar", pontua.
Outra técnica muito conhecida, utilizada para dar a sensação de amplitude no espaço, foi a utilização de espelhos de forma estratégica. Para finalizar, Santos listar as principais tendências do mercado de design de interiores:
Design Biofílico - uso de elementos naturais, plantas, materiais orgânicos e luz natural para transmitir aconchego, bem-estar e conexão com a natureza;
Minimalismo Acolhedor - estilo minimalista com a soma de cores quentes e materiais naturais para equilibrar funcionalidade e conforto;
Sustentabilidade - uso de materiais reciclados, móveis de segunda mão, projeto de eficiência energética e menor impacto ambiental;
Espaços Multifuncionais - ambientes que atendam múltiplas funções e serviços;
Tecnologia Integrada - uso de automação;
Paletas naturais - cores da natureza como verde, areia, palha, terra e texturas de madeira.
Estilo Retrô-contemporâneo - texturas táteis, personalização e maximalismo.
(Com assessoria de imprensa)

