Integração e funcionalidade tornaram o pequeno espaço de lazer num ambiente agradável para a família de Oclides Goes Junior
Integração e funcionalidade tornaram o pequeno espaço de lazer num ambiente agradável para a família de Oclides Goes Junior | Foto: Jeise Arquitetura e Interiores/Divulgação



Elas são, de longe, o cantinho preferido da casa entre aqueles que não abrem mão de receber bem, gostam de cozinhar, confraternizar e relaxar. Integradas aos outros ambientes, as áreas de lazer ou espaços gourmets refletem a personalidade dos moradores e podem reunir desde uma simples churrasqueira e pia, como também fogão a lenha, sofás e espreguiçadeiras, gazebos, mesas para jogos, jardim, piscina e spa. O mais importante, porém, é que elas sejam funcionais e aconchegantes.

A arquiteta e paisagista Denise Canabrava lembra que, por muito tempo, as residências foram mais subdivididas internamente. Hoje, a tendência é integrar a sala ou a cozinha com os ambientes de lazer. Segundo ela, o mercado já oferece uma grande variedade de mobiliários para espaços a céu aberto, resistentes à exposição de sol e chuva, que não ficam empoeirados ou encardem facilmente. Tecidos com fibra sintética, peças em alumínio com acabamento que imita madeira são exemplos de materiais resistentes e muito utilizados na decoração de áreas externas.

Além dos móveis, o paisagismo e um bom projeto de iluminação dos jardins ajudam a criar um clima gostoso para receber, garante a arquiteta. Nas áreas de lazer, além da tradicional churrasqueira, a arquiteta diz que também não pode faltar um espaço para alimentação, com pia, fogão e mesa, e um cantinho de estar, com sofá para os convidados relaxarem após as refeições. Se o homem ou a mulher apreciam a boa gastronomia, dá para equipar a área com fogão e forno a lenha.

Se no verão a piscina é um convite para que os amigos e familiares estendam a visita do almoço ao jantar, no inverno esta função é da lareira. "O fogo é um elemento encantador. Trabalhamos bastante com lareiras externas", conta Denise. Para jovens e adultos, elas têm a função de esquentar e, quem sabe, ser cenário para um luau mais íntimo. Entreter as crianças no frio é mais difícil, por isso, um cantinho para acender uma fogueira e assar espetinhos de marshmallow é garantia de diversão.

Ainda para os pequenos, nas residências com mais espaços, Denise afirma que é interessante apostar em jogos de tabuleiro, mesas de sinuca, pebolim ou ping-pong para manter a criançada reunida e longe dos celulares, videogames, tablets e computadores. A piscina pode ganhar uma rede de biribol, o jardim ter um campinho de vôlei, cesta de basquete ou um gol para partidas de futebol. Até parquinhos e casinhas de madeira são boas opções para fazer a alegria dos mais novos.

Os spas também são apostas interessantes e mais econômicas que as piscinas. De manutenção simples, possuem aquecimento e podem ser usados tanto no verão como no inverno. "O elemento água na decoração e no paisagismo é muito agradável", lembra a arquiteta. Para quem possui um espaço reduzido, o spa pode ser uma boa solução para relaxamento e, claro, espantar o calorão nos dias mais quentes. Denise ensina que, quando não estiver em uso, pode receber uma tampa e, por cima, um futon e almofadas.

Cercada por um jardim tropical com árvores frutíferas, a varanda gourmet recebeu acabamento natural e rústico e tornou-se o espaço mais utilizado na casa de Angelita  Nietziejko
Cercada por um jardim tropical com árvores frutíferas, a varanda gourmet recebeu acabamento natural e rústico e tornou-se o espaço mais utilizado na casa de Angelita Nietziejko | Foto: Angelita Santini Nietziejko/Divulgação



MATERIAIS DE ACABAMENTO
Pisos frios, como o porcelanato natural, que não escorregam, estão entre os indicados para áreas de lazer. Madeira, vidros, tijolos aparentes, cimento queimado, cerâmica, lajota, pedra são materiais que aparecem bastante nesses espaços. Dá para misturar o rústico com o contemporâneo, as possibilidades de acabamento são inúmeras. O segredo é combinar com o estilo da construção.

A arquiteta Jeise Meire Vicente de Carvalho diz que prefere não usar pisos antiderrapantes, mesmo em áreas com piscina, porque absorvem muita sujeira e são mais difíceis de limpar. Segundo ela, o porcelanato natural pode ser usado tanto no piso como nas bancadas, pois são mais resistentes que a pedra. A churrasqueira merece um detalhe especial, normalmente feito em madeira, pastilhas ou marmorizada.

CANTINHO PREFERIDO DA CASA
Otimizar os espaços. Esse é o principal pedido de quem vai construir ou reformar hoje, segundo a arquiteta Jeise de Carvalho. Para ela, ambientes pouco utilizados, como a sala de estar e até a de jantar, devem deixar de existir. A tendência é integrar sala de TV, cozinha e churrasqueira. "Ainda existe certa resistência em manter a churrasqueira dentro de casa, porque as pessoas têm medo do cheiro, mas dá para deixá-la fechada", argumenta.

A área gourmet se tornou o espaço "oficial" para receber, independente da ocasião, por isso, tem sido cada vez mais valorizada. "Até mesmo nos apartamentos, elas estão se integrando com os ambientes internos", cita. Na casa do representante comercial Oclides Goes Junior, a área de lazer, reformada há um ano, é o cantinho favorito da família. Churrasqueira, fogão, forno a lenha, bancada espaçosa e mesas para refeições compõem o espaço.

Televisão, sistema de som e móveis em laca dão um toque especial no ambiente, pronto para receber desde festas de aniversários a simples encontros com amigos. O destaque na decoração, segundo Goes, fica por conta de quatro bonecos portugueses dispostos acima da geladeira, um deles preparando uma pizza. Ele conta que, apesar de a casa ser pequena, o espaço ficou bastante funcional e agradável.

Na casa da fotógrafa Angelita Santini Nietziejko, a varanda gourmet também é a área mais utilizada. É cercada por um jardim tropical, com árvores frutíferas, como bananeira, jabuticabeira e amoreira, e feita com acabamento natural e rústico. Ela conta que preferiu deixar o espaço aberto, sem ar-condicionado, com iluminação e ventilação naturais. Os ambientes internos e externos se misturam e deixam o espaço de receber mais informal.

A área conta com piscina, churrasqueira, sofás e mesas. Placa cimentícia, petit-pavé, granito, madeira estão entre os revestimentos escolhidos. Angelita confessa que a cozinha da varanda é utilizada até mesmo no preparo das refeições do dia a dia. "É um dos espaços da casa que mais gostamos", afirma.