Orquídeas são ideais
para jardins suspensos
Falar de flores e não abordar as orquídeas e sua beleza seria um crime. Principalmente porque elas são, de longe, a melhor opção para quem quer ter flores em seu jardim de parede. O primeiro passo para poder contar com esta obra-prima da natureza é esquecer todos os preconceitos acumulados até agora. O engenheiro agrônomo, pesquisador do Iapar e orquidófilo, Walter Kranz, garante que, salvo algumas exceções, as orquídeas são plantas fáceis de lidar, além de altamente resistentes.
Os pecados capitais são poucos. Nunca se deve colocar um prato embaixo do vaso da orquídea ou escolher um vaso que acumule água. Elas precisam ter suas raízes aeradas porque o excesso de umidade é fatal.
Deixar a orquídea em um local com muita sombra ou na penumbra é outro crime. Essas plantas precisam de muita luminosidade. Sol direto, nem pensar; frágeis, elas queimam. Krans explica que embora haja algumas espécies que resistem ao sol direto e à sombra, elas são raras.
A recompensa é que as flores das orquídeas podem durar várias semanas ou até meses. O contraponto está no fato de que a maioria floresce apenas uma vez por ano. Portanto, é quase impossível ter orquídeas o ano inteiro. Para isto seria necessário optar por um revezamento, escolhendo espécies com florada em épocas diferentes, ou pela substituição dos vasos. (C.B.)