Carolina Avansini
De Londrina
Especial para a Folha
Novos modelos garantem isolamento termoacústico e melhoram a qualidade de vida, permitindo ousadia na composição de fachadas comerciais e residenciais
Mais do que proteger sua casa contra o frio e a chuva, as janelas têm a função de trazer luz para o interior e refrescar o ambiente. Enquanto elemento arquitetônico, embelezam fachadas e valorizam a parte interna dos cômodos de sua residência. O mercado oferece opções para todos os gostos e bolsos, com destaque para as peças que permitem isolamento termoacústico e melhoram a qualidade de vida.
Uma das novidades que chega ao território brasileiro são as janelas americanas Andersen, importadas pela empresa All Windows. Fabricadas com matéria-prima de primeira qualidade, são amplas e podem ser encontradas em diversos modelos e metragens, permitindo ousadia na composição de fachadas comerciais e residenciais. O acabamento das janelas é feito com o sistema Perma-Shield – que combate a infiltração e mantém a madeira protegida contra a umidade e agentes externos. O pinho canadense utilizado passa por um rigoroso tratamento imunizante.
Outro diferencial são os vidros duplos especiais com alto isolamento termoacústico. Confeccionados com quatro camadas de prata e gás argônio, auxiliam na economia de eletricidade na medida em que reduzem em torno de 40% o tempo de funcionamento de aparelhos de ar condicionado. Adequados para climas quentes também promovem proteção contra os raios ultra-violeta. A empresa oferece 20 anos de garantia para os vidros e dez anos para os outros componentes.
No vasto catálogo disponível há opções de modelos para cozinhas, salas, banheiros e dormitórios, entre outros. Os formatos variam desde os retos até os ovalados, passando por arcos, triângulos e modelos octogonais. Um dos destaques é a linha Frank Lloyd Wright, composta por vitrais que podem ser aplicados a qualquer marca de janelas. A Andersen também produz portas com as mesmas características.
Também novidade no mercado, as janelas e esquadrias em PVC confeccionadas pela Tigre constituem opção mais barata para os que procuram novas soluções em portas e janelas. A opção por uma tecnologia de ponta consagrada internacionalmente tem garantido a demanda pelas esquadrias Tigre, cujo principal diferencial é a manutenção da alta qualidade em toda a cadeia até o produto final – da matéria-prima à instalação. - Vento, chuva, umidade, vibrações e a própria estrutura das construções foram consideradas pela Tigre para oferecer ao mercado um produto resistente a todos esses agentes.
As janelas e portas são fabricadas a partir de um PVC especial que protege contra raios ultra-violeta e não propaga fogo ou conduz eletricidade. Ainda no quesito segurança, os vidros com seis milímetros de espessura evitam estilhaços no caso de acidentes. Resistentes, possuem em seu interior reforços metálicos que asseguram bom desempenho mecânico e evitam problemas com ferrugem e corrosão. Por essas características, são ideais para regiões litorâneas.
Também oferecem vedação contra água e vento, além de constituírem isolantes termoacústicos. Em ambientes climatizados, o PVC mantém a temperatura interna e diminui o consumo de energia. Também suportam variações de temperatura que vão de 70º C a 10º C negativos. Outra vantagem do material é a capacidade de retenção das ondas sonoras, que perdem parte de sua força ao atingirem a superfície, assegurando uma queda expressiva dos ruídos externos em interiores.
A instalação das esquadrias é simples, não difere do procedimento indicado para as similares tradicionais. A manutenção deve ser feita através de lavagens periódicas com água e sabão ou detergente neutro. Brancas, dispensam qualquer tipo de pintura ou verniz e oferecem a garantia de não se tornarem amarelas com o passar do tempo.
A Tigre assegura assistência ao consumidor desde o momento da compra até a instalação. São 70 itens disponíveis no mercado, entre arcos, guilhotinas, venezianas, portas de correr, janelas maximar e outros. Quando necessário, a empresa também aceita encomendas sob medida.