Opções com tecido são as preferidas
Revestir a cabeceira da cama com tecidos lisos ou estampados é a preferência da grande maioria das pessoas na hora de decorar o quarto. A arquiteta Karla Bender Almeida, que assinou o projeto Quarto do Senhor na Casa Cor Sul 98, explica que as cabeceiras de pano são mais aconchegantes do que as de madeira ou ferro.
Elas são mais quentes e acolhedoras, além de se moldarem a qualquer situação, afirmou. A preferência se tornou ainda maior, segundo a arquiteta, com a chegada dos tecidos modernos, revestidos de Teflon, mais difíceis de sujar ou estragar.
O tecido pode ser desenhado pelo profissional que assina a decoração do quarto e deve ser escolhido pelo próprio cliente. Segundo Karla, as cores e padronagem do tecido devem estar em harmonia, compondo com o restante do ambiente.
Ela ensina que a cabeceira deve funcionar apenas como um arremate, um término para a cama. Não deve haver luz, rádio ou nenhum outro equipamento instalado no local. O máximo permitido é que a cabeceira funcione como um apoio, para quem quiser ler na cama, por exemplo.
Karla explica também que luminárias, rádio, controle remoto para televisão, livros, revistas e outros acessórios devem ser todos instalados nas mesinhas laterais, nunca na cabeceira.
Por isso, o mais indicado é que as mesinhas sejam feitas com material resistente, de preferência madeira. Outra dica da arquiteta é que as mesas laterais não sejam revestidas com tecido, como as cabeceiras, mas de vidro, ferro ou madeira. É mais prático, já que copos com água ou remédios poderão ser colocados ali.ReproduçãoQuarto do Senhor, de Karla Bender Almeida: arquiteta ensina que a cabeceira deve funcionar apenas como um arremateSimonte Mattos





