Depois dos dias ensolarados do verão, é a vez de abrirmos as portas para o outono. A estação que faz com que as pessoas comecem a tirar os casacos do armário também é um período em que as plantas pedem atenção redobrada para continuarem saudáveis. Mas você sabe como não errar no cultivo das espécies durante o outono?

Primeiramente, é importante ressaltar que as plantas entram em um período de colheita, momento este que é marcado pelas quedas das folhas e dos frutos. É uma estratégia de sobrevivência, pois assim os vegetais podem poupar energia e garantir a proteção necessária para o inverno que se aproxima, quando vem o período de dormência.

Mas isso não significa falta de cuidados. Enquanto as espécies se resguardam para fabricar energia, a adubação faz-se necessária, por exemplo. “Neste período, elas precisam de bastante nutrientes para que na primavera e no verão venham as flores e os frutos”, pontua o jardineiro Fernando Araújo, especialista da Vasart - empresa brasileira referência em vasos sustentáveis.

Adubação

O processo precisa ser constante o ano todo, mas nessa época dar continuidade à adubação é crucial. No outono, recomenda-se realizar o procedimento com produtos orgânicos a cada 15 ou 30 dias, contribuindo para uma terra fértil, capaz de fornecer os nutrientes necessários às plantas. Araújo indica a utilização do Bokashi (um dos mais completos e eficientes adubos).

Podas de limpeza

Saem de cena as podas comuns, que não são necessárias no outono porque a planta não terá tanta energia para gastar (crescimento, surgimento de brotos etc.) e entram as de limpeza. Para realizar uma higienização, basta retirar as folhas, os galhos secos e checar se há a presença de pragas e fungos.

Proteção redobrada

No outono, com a chegada do clima mais ameno, as espécies ficam mais suscetíveis às pragas, que se aproveitam para se instalar e, então, sugar a seiva das plantas. As mais comuns são as cochonilhas e os pulgões. O ideal é fazer a remoção manual desses parasitas (as cochonilhas, normalmente, aparecem como pontinhos brancos nas folhagens e no caule), usando um pincel ou uma escova de dentes velha. Na sequência, convém aplicar um antipragas ou antifúngico e afastar a planta infestada das saudáveis a fim de evitar a contaminação entre elas.

Cuidado com o excesso de água

Como as temperaturas no outono são mais amenas, a perda de líquidos das espécies é menor. Portanto, não é preciso uma irrigação tão intensa: “Passar de duas vezes por semana para apenas uma é perfeito”, conta o especialista. “Dependendo da planta, o ideal é aguar a cada quatro dias, sempre observando a umidade da terra”, completa.

Exposição ao Sol

Caso a incidência de luz no local esteja muito baixa (já que o sol não é tão intenso como no verão e muda de posição), e a espécie pede esse cuidado, deve-se procurar um espaço onde o Sol se faça mais presente.

Troca de vasos

Dar uma “nova casa” à planta durante o outono pode até ajudá-la no futuro. O transplante de um vaso para o outro melhora o desenvolvimento geral. Isso significa uma planta muito mais bonita na primavera.