Móvel substitui escritório em casa
Na época dos grandes casarões, a biblioteca era o cômodo da casa reservado para o proprietário resolver problemas administrativos ou tirar um tempo para ler, longe do burburinho inerente às atividades cotidianas. O tempo passou, as casas diminuíram e a biblioteca acabou substituída pelo escritório, que exercia a mesma função, acomodava o computador e ainda garantia um local para as crianças estudarem.
Hoje, com o conceito de total racionalização do espaço, os apartamentos modernos não são mais projetados com um ambiente disponível para abrigar o cômodo. Porém, existe uma solução simples para manter em casa aquele cantinho destinado ao trabalho fora de hora. Trata-se do home office (escritório em casa), um móvel confeccionado para abrigar computador, impressora, equipamentos de informática e outros itens que costumam ficar espalhados pelas escrivaninhas dos escritórios.
Compactos, eles ficam bem em qualquer lugar. Os modelos com porta são extremamente funcionais, pois podem ser fechados quando o trabalho acaba, escondendo a bagunça típica dos locais destinados a acomodarem papéis e documentos. Os home offices são a grande tendência do mercado. Hoje em dia, não faz sentido construir espaços que ficarão ociosos, explica o arquiteto Henrique Brunelli.
Para ele, a utilização do escritório nem sempre é intensa, por isso não há necessidade de reservar um cômodo para abrigá-lo. A função determina o espaço, e não o contrário. Mesmo as crianças podem utilizar o home office para estudarem e pesquisarem na Internet, diz.
Segundo o arquiteto, o móvel pode ser instalado na sala, no quarto ou em áreas de circulação, como o corredor. Atentar para a iluminação é uma dica valiosa. Não pode ser excessiva, por causa do computador, mas também precisa ser adequada para a leitura. A opção por luminárias soluciona o problema, afirma.
No caso das pessoas que possuem muitos livros, as estantes com rodinhas que se deslocam no compartimento interno otimizam o espaço reservado para acomodar as obras. Assim como os home offices, podem ser colocadas em qualquer cômodo, mas é importante que sejam fechadas, para evitar o acúmulo de pó e sujeira nos livros. As portas de vidro ainda são a melhor opção para as estantes, porque permitem procurar o livro sem ter que ficar abrindo muitos compartimentos, argumenta Brunelli.
O arquiteto acrescenta que a manutenção de um escritório só vale a pena para as pessoas que lidam com livros diariamente, como é o caso de professores e alunos de mestrado e doutorado. Para ele, apenas essa situação justifica a destinação de um cômodo específico para a função. É uma questão de estilo de vida. Aos profissionais de arquitetura e decoração, cabe a tarefa de estar atento às necessidades das pessoas, comenta.





