Mostra quer estimular a cultura do design
PUBLICAÇÃO
domingo, 24 de janeiro de 1999
Da Redação 
Produtos criados por designers e fabricados no parque moveleiro do Norte do Paraná, vão compor a 1º Mostra de Design de Móveis, evento paralelo à Movelpar 99. A iniciativa é inédita no país, e vem mostrar a importância da fabricação de produtos que atendam às necessidades do consumidor final e ainda fomentem a cultura de design nas indústrias moveleiras. Isso é importante para que os produtos tenham identidade própria, destaca Roseli Giocondo Pavanato, diretora de Design do SIMA-Sindicato da Indústria Moveleira de Arapongas.
Segundo Sebastião Antonio Batista, presidente do SIMA, a integração entre os profissionais de design e indústrias será fundamental para a permanência das empresas no mercado. O consumidor procura, cada vez mais, adquirir produtos diferenciados e com qualidade. Inclusive, o investimento em design é uma ação do planejamento estratégico aprovado para o setor moveleiro do norte do Paraná, afirma.
Para a exposição foram convidados profissionais de design que estão desenvolvendo produtos nas indústrias do pólo. Os móveis produzidos para a mostra levarão em consideração o segmento do mercado da indústria que está executando o projeto e a forma de produção da empresa. Os trabalhos apresentados terão patente adquirida em nome do designer. As indústrias que se interessarem em comercializar o produto poderão ter a cessão de direito da patente.
Participarão da mostra os designers Alceu Muniz (Móvel Belo), Guilherme Fontanari (Moval), Elisa Maria Goldoni (Poquema), Bernadete Brandão (Simbal), Anna Luisa Cuervo Lo Pumo e Maria Cristina Cuervo Moura (Aramóveis), Marilzete Nascimento (Kits Paraná), José Merege (Azulbrás), Paulo DAssumpção (Forque), Cristiana Bouças e Maria Tereza Carvalho (Nicioli), Alceu Bonfim (Santos Andirá) e Reno Bonzon (Móveis Colorado).
Os designers Fernando Campana e Humberto Campana participarão como convidados especiais com uma mesa inflável. Eles estiveram na primeira mostra dedicada ao design brasileiro em Nova York, encerrada em 19 de janeiro, com 14 peças produzidas entre 1993 e 1998. Criando móveis diferenciados e inovadores, os Campana trabalham com papelão, plástico emfios, folhas e bolhas de alumínio, ferro e fibras manipulados com baixa tecnologia. Atualmente, a dupla tem três cadeiras sendo produzidas pela indústria italiana Edra Mazzei e uma luminária fabricada pela Luce.


