Lugares para morar e trabalhar também
PUBLICAÇÃO
sábado, 18 de julho de 1998
Simone Mattos 
Simplificar o dia-a-dia é a tendência da arquitetura do próximo século. Segundo um dos mais conceituados arquitetos brasileiros, o paranaense Júlio Pechman, a grande saída será criar ambientes conjugados, onde as pessoas possam viver e trabalhar ao mesmo tempo. Isto já está começando a acontecer, afirma.
Em sua opinião, a arquitetura deverá permitir que dentro da nossa própria casa possamos controlar toda a vida. Os espaços diminuem e os ambientes passam a ser conjugados. Haverá menos desperdício, resume Pechman.
Os materiais utilizados nos acabamentos da construção também deverão apresentar uma qualidade cada vez melhor. Um exemplo é o dry wall, ou parede de gesso, que já está sendo muito utilizada.
O arquiteto contou que seus clientes estão começando a pedir ambientes mais compactados e funcionais. Ele citou como exemplo a nook, uma cozinha conjugada com bar e que pode se misturar à sala. Esta já é uma tendência muito forte na arquitetura.
Segundo explicou, isto é resultado de uma mentalidade de economia, onde as famílias não terão mais empregados domésticos. Já que é um membro da família que irá administrar a cozinha, é natural que ele não queira ficar isolado, comentou.
Pechman informou que estes ambientes conjugados são chamados de coccuning, ou ninho. As residências que servem de moradia e local de trabalho, em espaços reduzidos, são chamados de lofts.
A grande tendência para o próximo século é economizar tempo, energia, calor e material, resumiu o arquiteto. O principal objetivo será facilitar, procurando sempre melhorar a qualidade de vida.


