Os lofts da cidade de Nova York foram inspiração para a concepção de um apartamento contemporâneo industrial de 44m², localizado no bairro da Vila Madalena, em São Paulo. O projeto é assinado pelo escritório de arquitetura Studio Wall Arquitetura e Design, comandado pela arquiteta Bárbara Matos.

Na cozinha, a marcenaria aproveitou o máximo de espaço
Na cozinha, a marcenaria aproveitou o máximo de espaço | Foto: Flavio Foto Estudio 360/Divulgação

“Este imóvel era para investimento, a cliente gostaria de deixar preparado para locação. Nossa maior inspiração foram os lofts de NYC, dessa forma conseguiríamos destacá-los dentre os outros em oferta” comenta a arquiteta.

O projeto considerou os itens já entregues pela construtora, premissa solicitada pela cliente. Manteve o piso e as bancadas e o foco foi trabalhar na marcenaria da cozinha, aproveitando o máximo de cada canto do armário. Os principais materiais utilizados no projeto foram: cimento queimado direto na laje, Suvinil cor Elefante, Revestimento Liverpool Portobello, Marcenaria em MDF azul secreto e carvalho malva ambos Duratex, Marcenaria Dellasari e Iluminação Mais LED.

O destaque fica por conta da iluminação com trilhos contínuos, formando um desenho e um contraste na laje de concreto
O destaque fica por conta da iluminação com trilhos contínuos, formando um desenho e um contraste na laje de concreto | Foto: Flavio Foto Estudio 360/Divulgação

“O destaque fica por conta da iluminação com trilhos contínuos, formando um desenho e um contraste na laje de concreto”, comenta Matos.

Na cozinha, o escritório aproveitou a bancada e metais entregues pela construtora e projetou toda marcenaria para aproveitar os espaços, por ser um ambiente integrado, varanda, lavanderia, sala e cozinha a opção foi por colocar o balcão em L e as prateleiras em metalon para delimitar os ambientes. "Neste balcão aproveitamos para aumentar a área de armazenagem” explica a profissional.

A lavanderia integrada com a área social do apartamento ficou com itens escondidos, como aquecedor e máquina de lavar
A lavanderia integrada com a área social do apartamento ficou com itens escondidos, como aquecedor e máquina de lavar | Foto: Flavio Foto Estudio 360/Divulgação

Na lavanderia, por ser integrada com a área social do apartamento, a profissional optou por esconder a área técnica, aquecedor de passagem, máquina condensadora do ar condicionado e a máquina lava e seca. Para o tanque, por opção da cliente, o escritório manteve o existente da construtora e fizeram um carrinho embaixo dele para guardar material de limpeza. “No banheiro, mantivemos todos os pontos da construtora, apenas decoramos com a marcenaria e espelho” finaliza Matos. (Com assessoria de imprensa do Studio Wall Arquitetura e Design)