Limpe a casa corretamente e evite proliferação de insetos
Especialista diz que presença de pragas urbanas está relacionada, principalmente, com farelos e migalhas de comida pela residência
PUBLICAÇÃO
sábado, 03 de agosto de 2024
Especialista diz que presença de pragas urbanas está relacionada, principalmente, com farelos e migalhas de comida pela residência
Reportagem local

Elas são pequenas, ágeis, possuem a capacidade de se esconder e, por vezes, têm a sua presença negligenciada em ambientes domésticos. Apesar disso, pragas urbanas como pulgas, baratas, formigas e percevejos podem picar, morder, danificar alimentos e objetos e, ainda, transmitir uma série de doenças ao ser humano.
Mas, afinal, como evitar a aparição de pragas urbanas no lar?
Pedro Sampaio, especialista em limpeza de sofá da empresa Dr. Lava Tudo, especializada em higienização e impermeabilização de estofados, explica que "a presença de baratas e outros insetos em ambientes domésticos está frequentemente ligada à existência de farelos e migalhas de alimentos pela casa".
Segundo o especialista, os tipos de sujeira que mais atraem os visitantes indesejados são:
Resíduos de alimentos: migalhas no sofá ou colchão, restos de comida que caem no tapete, frutas podres e, até mesmo, pequenas manchas de gordura podem servir como banquete para formigas, baratas, moscas e outros insetos.
Lixo orgânico: o lixo orgânico, como restos de comida e papel sujo, decompõe-se rapidamente, liberando odores que atraem diversos tipos de insetos.
Água parada: pequenas poças d'água, vasos de plantas com água acumulada e pias com restos de comida podem servir como criadouros para mosquitos.
Poeira e detritos: a poeira acumulada em cantos, atrás de móveis e em frestas pode servir de abrigo para ácaros e outros pequenos insetos.
Matérias orgânicas em decomposição: animais mortos, plantas mortas e outros materiais orgânicos em decomposição também podem atrair moscas, vespas e outros insetos.
Como evitar a aparição de insetos?
Nesse cenário, segundo Sampaio, muitos se perguntam como pode ser feita a limpeza no ambiente doméstico de modo a prevenir a aparição de insetos como pulgas, baratas, formigas e percevejos.
Segundo o especialista, o primeiro passo é prezar pela limpeza regular: "Realize a limpeza da casa com frequência, principalmente dos sofás, colchões e tapetes", destaca. "É importante optar pela limpeza profissional dos estofados pelo menos uma vez a cada seis meses para garantir que todas as migalhas escondidas saiam dos móveis", recomenda.
Para Sampaio, também é importante zelar pelo armazenamento adequado de alimentos, que devem ser guardados em recipientes fechados, além de limpar a geladeira regularmente. "Preste atenção ao lixo: retire o lixo regularmente e mantenha a lixeira limpa e com tampa", acrescenta.
Vedamento de frestas
Para concluir, Sampaio ressalta que é importante prestar atenção ao vedamento de frestas: "Sele frestas e rachaduras em paredes, pisos e janelas para evitar a entrada de insetos. Vale a pena utilizar telas em janelas e portas para impedir a entrada de insetos voadores", aconselha. (Com assessoria de imprensa da Dr. Lava Tudo)

