Lavabos sempre integraram a área social da residência
PUBLICAÇÃO
domingo, 16 de janeiro de 2000
Lavabos sempre integraram
a área social da residência
Josoé de CarvalhoNesse projeto, cuidado especial com a iluminação ajuda a tornar o cômodo mais funcional e bonitoAo contrário dos banheiros, que só agora se transformam em ambiente a ser mostrado, os lavabos sempre fizeram parte do espaço social da residência. Por isso, recebem atenção especial por parte dos profissionais especializados em decoração. Em qualquer caso, a regra é seguir a linha decorativa do resto da casa e optar por soluções que ampliem o tamanho do cômodo tradicionalmente pequeno.
A arquiteta Adriana Zanardi sugere utilizar cores claras nos pisos e paredes para passar a impressão de ampliação do espaço. Para quebrar a monotonia, uma boa opção é utilizar uma bancada em cor escura, ensina. A iluminação também merece atenção redobrada, na medida em que evidencia objetos e traduz sensações do ambiente. No lavabo da foto, foi utilizada iluminação direta e indireta, para torná-lo funcional e bonito.
A preocupação com o layout e o tipo de material utilizado também deve estar presente no projeto do lavabo. É preciso escolher as peças mais adequadas às necessidades da casa, para evitar desperdícios. O processo de composição tem que ser racional e ao mesmo tempo agradar o cliente, diz. (C.A.)

