Inovações marcam as obras
As inovações do Twin Business Towers estão presentes no empreendimento desde o início e em locais onde não é possível vê-las. Além dos sistemas de segurança, o prédio utilizou alta tecnologia em sua construção. Com 21 mil toneladas de peso bruto, foram necessários equipamentos e material em grande quantidade.
Para acelerar o processo de construção foi utilizado uma grua de 80 metros com uma lança de 32 metros. Com a grua foi possível, por exemplo, transportar até mesmo um pequeno trator para dentro de um fosso. O sistema valeu ao engenheiro Carlos Antonio Vaz, diretor da Construblok, um prêmio no concurso Qualidade na Construção Civil, promovido pela Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon Norte)
A concretagem da obra também foi outro avanço. De alta resistência, foi desenvolvido com uma mistura especial, que reduziu o custo de consumo de concreto em 17% e, do aço, em 20%. Isso permitiu ainda uma estrutura ‘mais limpa’, e uma maior resistência.
Além desses métodos, o controle de recalque, executado através de uma haste metálica chumbada num ponto indeslocável do terreno, funcionou como uma ‘central de informações’.