Informe Mercado & Construção (Ligia Barroso)
PUBLICAÇÃO
domingo, 09 de janeiro de 2000
Divulgação
Além da Linha Split, outros nove modelos, todos operados por controle
Ar, operação verão
Clima quente e propício para apresentação ao consumidor das novas tecnologias em condicionadores de ar. Aproveitando a estação, a LG Eletronics lança novos modelos em duas linhas do produto dez modelos, todos com controle remoto. A Tower, condicionadores verticais, adaptáveis em qualquer ambiente, e a Split com modelos horizontais para paredes.
Os aparelhos utilizam processo inovador de filtro desodorizante e bactericida, além de exclusiva tecnologia de filtragem Plasma que elimina as bactérias causadoras de alergias. Por essas características, têm indicação especial para ambientes como hospitais, laboratórios e restaurantes. Inédito no Brasil, este sistema de filtragem não requer uso de duto para sua instalação garantia de maior qualidade no ar, ressaltam os fabricantes.
A linha completa de condicionadores de ar da empresa é composta por dez modelos, com diferentes capacidadess. Todos os aparelhos possuem purificador de ar, filtro bactericida, baixo nível de ruido e deflatores de ar em quatro direções, tanto horizontal como verticalmente. Os modelos também podem ser operados por controle remoto e garantia cinco anos para os compressores e dois anos para os demais componentes.
1999, fechado em crescimento
-Contrariando a expectativa do mercado imobiliário com a crise na economia brasileira, a Portofino Engenharia, Curitiba, fechou o ano de 99 com um acréscimo real de 10% nas vendas, em relação a 98.
Estratégia utilizada pela empresa que deu base e garantiu o crescimento: o Selo Garantia, lançado em outubro. Com ele, o interessado por um dos projetos ainda em planta começa a pagar e se por algum motivo, pessoal ou financeiro, desistir da compra, poderá ter o dinheiro investido de volta, num prazo de seis meses.
Otimista, o diretor da empresa Eurico Borges dos Reis, espera mais para este ano. A expectativa é crescer 20% em relação a 99. Motivo: aumento na demanda, pois a oferta de imóveis novos vem diminuindo gradativamente desde 94 e a população crescendo quase nas mesmas proporções.
Mas para o sucesso da empreitada, diz ele, é preciso que os bancos que operam na carteira imobiliária voltem a aplicar no mercado de produção da indústria da construção investimento que não realizam há quase dez anos.
-A Thyssen Sur fechou o ano com crescimento de 20% faturamento de cerca de R$ 180 milhões relativo à produção de 2 mil elevadores que garantiram 26% do mercado nacional. A meta para este ano é crescer também na América Latina, aumentando o volume de produção da fábrica de Guaíba Porto Alegre em torno de 20 a 30%.
Apostando também no crescimento da construção civil brasileira com destaque para empreendimentos comerciais como shoppings, centros empresariais e hotéis, nichos de mercado que a Thyssen Sur vem conquistando a empresa passará a oferecer ao mercado novos produtos como escadas, esteiras rolantes e fingers que serão inicialmente importados de unidades da Thyssen localizadas na Europa.
Do setor residencial, espera-se também uma evolução acompanhando o projetado crescimento econômico brasileiro.
- A reação do mercado de construção civil e a apresentação de uma completa linha de produtos hidráulico-sanitários são os fatores, apontados pela Akros, que auxiliaram os resultados atingidos pela empresa no final do ano passado.
Em outubro, obteve o maior faturamento mensal de sua história 18% a mais em relação ao mesmo período de 98; no mesmo mês, a marca que detém 20% do mercado de tubos prediais, 31% do mercado de conexões e 30% do setor de acessórios sanitários, passou a integrar o Grupo Amanco estatégia para ampliar negócios também na América Latina; e em novembro, conquistou o prêmio Novos Materiais do Concurso Falcão Bauer, realizado pela Câmara Estadual da Indústria da Construção de Santa Catarina.
A Akros foi a primeira empresa do setor a receber, em 1997, a certificação ISO referente ao sistema de qualidade na produção de matéria-prima e compostos de PVC para aplicação na produção de tubos, conexões e acessórios sanitários.
2000, aberto com entregas
A entrega de três empreendimentos residenciais no primeiro mês do ano, asseguram boas expectativas para a Irmãos Thá, Curitiba, em 2000. A construtora somará, até o dia 30, novos 22.764 metros quadrados à sua carteira de produção em imóveis residenciais.
O primeiro a ser entregue (dia 13, próxima quinta-feira) é o Rio Mackenzie, situado na região do Batel 20 unidades, uma por andar, de 337 m2. Em seguida, dia 18 de janeiro, entrega o Moradas do Arvoredo, no bairro Ecoville. E as chaves do Residencial Place Royale 18 apartamentos de 237 m2 serão repassadas aos seus proprietários no próximo dia 20.
IV BIA, só até dia 25
A 4ª Bienal Internacional de Arquitetura, instalada desde novembro no Pavilhão Ciccillo Matarazzo do Parque Ibirapuera, em São Paulo, termina em 25 de janeiro. Promovida pela Fundação Bienal e Instituto dos Arquitetos do Brasil, é espaço cultural graduado em informação sobre a arquitetura mundial do Século XX, urbanismo e desenho industrial.
Integram a programação salas especiais com mostras e fóruns de debates, exposições de trabalhos de destacados profissionais do mundo todo e apresentação institucional de escolas de Arquitetura do Brasil e exterior.
Aberta ao público, proporciona acesso às constribuições dos arquitetos para a cultura e qualidade dos espaços construídos.
Informações e sugestões para Informe Mercado & Construção via e-mail: [email protected]