Casa 1.0, para novos governantes


Proposta para que os novos governos federal e estaduais realizem já a partir de 2003 projetos de moradia de baixo custo, com alta qualidade construtiva. A iniciativa foi do Programa Construbusiness Paraná que reuniu, em Curitiba, prefeitos, deputados e empresários do macrossetor da indústria da construção civil para iniciar as discussões sobre (e apresentar) a proposta da Casa 1.0 alternativa de construções com 40 m2 à base cimento para a moradia popular, mais barata (porém de qualidade), juntando adequação urbanística e viabilidade empresarial desenvolvida segundo o conceito do carro popular, daí o nome.
''A iniciativa do Programa Construbusiness vai além da construção de casas populares, o Casa Fácil 1.0 gerou um novo conceito de habitação, voltado para o aumento da qualidade de vida das populações mais pobres'', enfatizou o coordenador do Construbusiness Paraná, Eliel Lopes Ferreira Junior durante o encontro que incluiu visita aos protótipos da casa construídos no Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná e também no Bairro Novo, onde cinco unidades foram construídas com o apoio de mais de 30 empresas do setor, para serem, depois de prontas, entregues para Cohab Curitiba.
Também participaram do encontro palestrantes especialistas como o arquiteto e professor da USP, Nabil Bonduki, o coordenador de moradia do Instituto Cidadania, presidido por Lula, e representantes de órgãos de financiamento, como o gerente de Parcerias em Desenvolvimento Urbano da Caixa Econômica Federal, Luiz Philippe Torelly.


R$ 7 mil é o custo proposto

O projeto tem o apoio da UFPr, PUC/PR, Câmara Estadual da Indústria da Construção, Cefet-PR, Instituto de Engenharia do Paraná, FIEP, CREA e Sinduscon Paraná, e da Associação Brasileira de Cimento Portland, braço tecnológico da indústria brasileira de cimento e difusor do conceito ''Habitação 1.0''.
De acordo com a ABCP, essa habitação se destina à população de baixa renda, de até três salários mínimos. O modelo, que apresenta custo total de materiais em torno de R$ 7 mil, diz o gerente regional da ABCP Sul, Carlos Roberto Giublin, ''é oferecido, neste momento, a prefeitos, órgãos estaduais e também a organizações não-governamentais, que tenham um terreno saneado e vontade política de mudar a realidade do município onde se encontram''.


Parceria com a UEL

Em Londrina, a ABCP também realizou parceria com a Universidade Estadual de Londrina em meados deste ano, para a construção de dois protótipos no campus, que, com execução e pesquisa à cargo do Departamento de Engenharia e Arquitetura, devem estar prontos ainda no primeiro semestre do próximo ano. As unidades da Casa 1.0 no campus da UEL servirão para a difusão das tecnologias empregadas tanto para o setor da construção civil como para órgãos públicos regionais que desenvolvem programas ou buscam alternativas para reduzir o déficit da habitação popular.


Variação dos
custos condominiais

Com pequena elevação de 0,70% em outubro, o IPEVECON Índice Periódico de Variação dos Custos Condominiais, da Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo, distancia-se dos índices de preços no período, que já apontam mudanças significativas, como é o caso do IGPM, que variou 3,87% neste mês. Devido à possibilidade de controle e readaptação das despesas condominiais, o Índice apresenta um comportamento diferenciado com relação a outros indicadores e variou apenas 8,85% nos últimos 12 meses contra 16,34% do IGPM. Em 2002, a variação do Ipevecon foi de apenas 6,64%. O presidente da AABIC, advogado José Roberto Graiche, analisa que ''os números de novembro acusarão brusca elevação do IPEVECON, principalmente no tocante às despesas com pessoal e encargos trabalhistas, que refletirão o aumento de 9,06% correspondente ao dissídio dos funcionários, juntamente com o pagamento da primeira parcela do 13º salário''.





Encontro marcado


Curso de Gestão Imobiliária Abertas até 10 de janeiro as inscrições para o curso oferecido pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (Curitiba) em gestão de negócios imobiliários. O processo de seleção acontecerá no dia 19 de janeiro. O curso, dirigido a imobiliaristas, corretores e técnicos do setor, foi criado no início desse ano e tem duração de dois anos. Informações no Creci-PR, em Londrina e Curitiba.

Ligia Barroso

mockup