Paranaenses, em ranking nacional
Ocupando lugar de destaque entre as 500 grandes da construção brasileira, quatro construtoras paranaenses aparecem em posição invejável no Ranking Nacional da Indústria Imobiliária 2001, editado pela Revista Empreiteiro.
Acumulando 312.720 metros quadrados e 1.373 unidades residenciais em construção neste ano (dados computados até junho), a Plaenge (Londrina) é a quarta maior construtora em volume de produção imobiliária atualmente no Brasil - à frente estão a Método, Gafisa e Paulo Otávio, todas de São Paulo.
A Hauer Construções, Irmãos Thá e a Andrade Ribeiro, todas com sede em Curitiba, ocupam respectivamente o 18º, 27º e 30º lugares entre as construtoras que acumulam, em 2001, maiores áreas/m2 em construção.
No quesito metragem total lançada em 2000, a Plaenge ocupa a oitava posição em empreendimentos residenciais colocados nos mercados imobiliários de Londrina, Campo Grande e Cuiabá - pouco mais de 93 mil m2 em 402 unidades.
Em metragem total entregue no ano passado, a melhor possição entre as paranaenses no ranking nacional é ocupada pela Irmãos Thá - 53,47 mil m2 distribuídos em 399 unidades entregues em 2000 valeram a 12ª posição para uma das mais antigas construtoras do Paraná. A Plaenge, a Hauer Construções e a Andrade Ribeiro, ocupam respectivamente a 15ª, 18ª e a 41ª posições em área construída entregue no ano de 2000.
A Rossi Residencial, de São Paulo, que em 2001 ocupa o sétimo lugar em volume de produção (está construindo 214,49 mil metros quadrados) foi a construtora que entregou maior número de unidades e metros quadrados em 2000 - 3.746 apartamentos que somaram 297.689 mil m2 em área total dos empreendimentos residenciais.
Concreto estampado, agora em Londrina
A técnica de pavimentação executada diretamente sobre o solo compactado, laje ou base de concreto já existente, e recurso para revestimento em pisos dos mais utilizados na Europa e Estados Unidos, tem representação direta da fábrica em Londrina.
Da AmericanTec Pisos, o concreto estampado é um tratamento superficial no concreto. Através do uso de ferramental adequado, fôrmas e produtos especiais de acabamento, reproduz em cores permanentes, pavimentações naturais como pedras, tijolos, cerâmicas.
O baixo custo, entre R$ 16 e R$ 23 o metro quadrado aplicado, a rapidez na execução, durabilidade e a fácil manutenção são algumas das vantagens apresentadas pela indústria que importou a tecnologia norte-americana e montou fábrica na capital paulista.
Em Londrina a variedade da linha de produção pode ser conhecida através dos representantes credenciados AmericanTec Pisos - www.americantecpisos.com.br ou pelo telefone (43) 323-3079.
Paraná, na Feira de Verona
Representando o estado no 36º MARMOMACC - International Exhibition of Marble, Stone & Technology, em Verona (Itália), a empresa curitibano Michelangelo Mármores e Granitos que participa como um dos expositores do principal evento internacional do setor de pedras ornamentais e reúne, até o final da noite deste domingo (30 de setembro), milhares de beneficiadores e produtores de maquinário de todo o mundo.
''Estaremos lançando sete novos produtos: os granitos Amazon Star, Royal Mahogany, Sapoti Green, Juparana Brazil, Juparana Beach, Juparana Tobacco e Giallo Butterfly'', cita Paulo Cezar Fleischfresser, diretor da Michelangelo, salientando que a empresa espera gerar novos negócios durante o evento.
Contando com um público formado basicamente por distribuidores de pedras ornamentais, arquitetos e construtores, o evento também determina novas tendências para o setor. Segundo Fleischfresser, embora haja outras mostras importantes no calendário internacional de eventos, a Feira de Verona é o único voltado unicamente às pedras ornamentais, e não a material de acabamento como um todo. ''É em Verona que se conhece as tendências e as últimas tecnologias disponíveis para este mercado'', assegura.
Maior produtora de mármore e granito calibrado do continente americano e uma das principais exportadoras brasileiras do produto, a paranaense Michelangelo opera com um parque industrial totalmente importado da Itália - resultado de um investimento estimado em cerca de 20 milhões de dólares. Pioneira entre as empresas brasileiras na produção de revestimento modular de mármore e granito calibradas com 1 cm, a empresa tem hoje cerca de 70% de sua produção absorvida pelos Estados Unidos, Canadá e alguns países da Europa. Em 1999, a Michelangelo registrou um crescimento no mercado externo de 36%, percentual igualado no ano passado.
Encontros marcados
Lajes treliçadas - Avaliação das tendências do uso e os processos de montagem e fabricação são os tópicos que serão abordados na palestra promovida pela Gerdau nesta terça-feira, em Londrina. Agendada para as 19 horas, em auditório do Hotel Crystal, a palestra que será realizada por João Paulo de Alencastro é aberta a profissionais e acadêmicos de engenharia e arquitetura. Presença devem ser confirmadas antecipadamente pelo telefone (43) 338-8866.
Conforto térmico - O assunto será discutido durante encontro técnico que será realizado pelo engenheiro civil Ernani Magnabosco, no dia 10 de outubro, em Maringá, no anfiteatro do CREA-PR, Rua Néo Alves Martins. Presença deve ser confirmada antecipadamente pelo telefone (44) 225-0011.
XIX CLEFA Conferência Latinoamericana de Escuelas y Facultades de Arquitectura - De 7 a 13 de outubro, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Mackenzie, em São Paulo, Rua Itambé, 45, bairro Higienópolis. Orientados pelo tema central ''A formação do Arquiteto e a Integração Latino-americana/Caribe'', os demais temas definidos para as mesas de comunicações e trabalhos, têm como objetivo provocar a realização de um balanço crítico, análise e avaliação do conjunto do desenvolvimento acadêmico e formação dos futuros arquitetos e urbanistas. Mais informações pelo telefone (11) 236-8313 ou através do e-mail [email protected].
Bioconstruindo 2001 - De 10 a 14 de outubro, no IPEC - Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado, em Pirenópolis (Goiás). No evento, oficinas práticas, exposições, conferências e demonstrações do que há de mais avançado em bioarquitetura e tecnologias de construção ecologicamente corretas. Entre os temas abordados no encontro estão o design de casas ecológicas, taipa de mão, adobes, telhados vivos, taipa de pilão, rebocos naturais, energia micro-hidráulica, coleta de água de chuva, sanitários compostáveis, biotratamento de esgoto, biomanejo de águas servidas e design de ecovilas, entre outros. Mais informações pelo telefone(62) 331-1529 ou pelo email [email protected].
Refrigeração, Ventilação e Condicionamento - Setor terá congresso e feira internacional, nesta semana - 2 a 5 de outubro - no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo. Realizado paralelamente à Febrava, o congresso tem como objetivo difundir e atualizar os conhecimentos e experiências no setor e em áreas correlatas, por meio da apresentação de trabalhos técnicos, debates, mesas-redondas e sessões de treinamento. A feira reunirá os mercados de refrigeração, ar condicionado, ventilação, aquecimento e tratamento do ar do Mercosul. Mais informações pelo telefone (11) 221-5777, fax (11) 222-4418, no site www.abrava.com.br ou pelo e-mail: [email protected]
Automação Residencial - A segunda edição da Domótica será de 16 a 19 de outubro, no Pavilhão da Bienal do Ibirapuera, em São Paulo. Evento voltado às novidades tecnológicas para a habitação e principalmente a soluções de automação residencial, é dirigido a arquitetos, construtores, engenheiros, projetistas e instaladores. A modernização do conceito da Feira se dará pela criação de quatro pavilhões temáticos, que abrigarão os principais conceitos em voga no mercado de tecnologias para a habilitação. Mais informações através do site www.exponor.com.br/domo/domotica.htm.
Informações e sugestões para Informe Mercado & Construção via e-mail: [email protected]

mockup