Dois problemas normalmente associados ao aluguel de apartamentos para estudantes não acontecem com a frequência que se imagina, segundo Sônia Medeiros, da Imobiliária Abilio Medeiros. Primeiro, os problemas referentes à inadimplência e conservação dos imóveis. Na opinião de Sônia, o estereótipo de estudantes pobres, com contas sempre em atraso, não se confirma em Londrina. ''As reclamações ocorrem normalmente, da mesma forma que acontecem quando temos uma casa alugada para uma família, por exemplo.''
Quando os estudantes moram em apartamentos, somente as reclamações quanto à barulho são um pouco mais frequentes. ''Muitas vezes os jovens perdem a noção de tempo e deixam o som ligado até a madrugada. Mas nada que possa ser considerado fora do normal. São problemas resolvidos com uma conversa'', diz Sônia.
Outro problema é a burocracia enfrentada pelos novos moradores para providenciar documentos, fiadores e locatários para firmar contratos. Mas o próprio perfil do mercado londrinense parece ter forçado as imobiliárias a se adaptar aos seus novos consumidores. ''A maioria dos interessados em alugar apartamentos no início do ano são do interior de São Paulo. Se os pais dos estudantes estiverem com todos os documentos, não haverá problemas para efetivar o aluguel.'' Convênios com imobiliárias de São Paulo também são firmados para evitar perda de tempo, através da Associação Brasileira do Mercado Imobiliário, como eplica Sônia. (A.M.)

mockup