Iluminação valoriza fachada e jardim
PUBLICAÇÃO
sábado, 20 de abril de 2002
Reportagem Local 
Antenada com as últimas novidades em iluminação, a lighting designer Eliana Zielonka assina a luminotécnica da fachada e do jardim da recepção da casa onde está sendo realizada a Mostra de Arquitetura e Decoração (AD Paraná 2002).
Para valorizar o imóvel, ela utilizou os led-points, uma nova tecnologia que proporciona uma iluminação diferenciada com custo baixo. O equipamento gasta 3 watts/hora e sua durabilidade é de dez anos. Os led-points podem ser colocados dentro da água ou enterrados, como foi feito na fachada da AD, onde Eliana alternou o equipamento com as lâmpadas halopares, causando efeito de línguas de iluminação.
Tratei de valorizar a linha estabelecida pelas pedras do muro, criando uma iluminação com nuances e leveza, dando ênfase à segurança, uma vez que o imóvel apresenta uma situação extremamente cotidiana, sem espaço para grandes performances, diz a especialista.
Eliana chama atenção para o uso correto das lâmpadas. Na maioria das vezes, os profissionais não dominam a técnica da arquitetura da luz, apenas preenchem os espaços deixados para a iluminação, sem se preocupar com a valorização do imóvel. O importante é trabalhar junto com o projeto e nunca contra, explica. Eliane assina, entre outros, projetos para o Grupo Mofarrej, de São Paulo, e prefeituras de Santa Catarina, Paraná, além de dar cursos em todo o Brasil.
Serviço:
Eliana Zielonka (41) 233-5207


