Huma, proposta de arquitetura que conecta pessoas e natureza
Empreendimento no Alto da Palhano, em Londrina, apresenta um novo olhar sobre a vida urbana permeada pelo verde
PUBLICAÇÃO
domingo, 22 de outubro de 2023
Empreendimento no Alto da Palhano, em Londrina, apresenta um novo olhar sobre a vida urbana permeada pelo verde
Adriana de Cunto
Com apartamentos de 124 metros quadrados, o Huma, lançamento da Plaenge no Alto da Palhano, em Londrina, promete surpreender os sentidos ao integrar arquitetura e natureza com a proposta de promover a conexão entre as pessoas.
O empreendimento traz a assinatura de profissionais que propõem um novo olhar sobre a vida urbana permeada pelo verde. Huma localiza-se no Plaenge Parque Urbano, proposta de urbanismo assinada por Benedito Abbud, paisagista reconhecido internacionalmente pelos projetos que transformam as cidades em lugares melhores para viver.
Abbud desenvolveu o projeto de paisagismo de Huma, Aura, Arbo e Flora - outros empreendimentos da mesma quadra - e vai além: é responsável pelo masterplan paisagístico exclusivo para a região, próxima à Praça dos Pioneiros e a uma área de preservação ambiental que margeia o Lago Igapó.
Para a construtora, o ponto alto do projeto é o Parque Linear, uma extensa praça emoldurada por bancos esculturais que convidam à convivência com equipamentos de lazer. “Propomos um playground pedagógico inserido em um contexto de espécies vegetais que proporcionam experiências sensoriais diversas. Será um verdadeiro presente para as famílias do bairro”, ressalta Abbud.
PROJETO ARQUITETÔNICO
O projeto de arquitetura do Huma tem a assinatura da Bohrer Arquitetos, que imprimiu uma proposta minimalista e ao mesmo tempo contemporânea ao edifício e ao projeto de interiores. Esse conceito se revela na fachada, marcada pelo amadeirado que reveste o forro das varandas, evocando na memória a sensação de estar em casa.
O hall antecipa a atmosfera que permeia todos os ambientes comuns, com tons claros pincelados por pontos de cores quentes e madeira, além da presença das linhas curvas tanto no mobiliário como nos pilares e quinas. A inspiração artesanal se faz presente nas texturas, materiais e, ainda, no muxarabi e nos pisos de madeira. “A arquitetura e o paisagismo convidam a entrar no edifício com suavidade”, destaca a arquiteta Luiza Bohrer.
A permeabilidade visual integra áreas cobertas e externas, conectadas também pelo paisagismo exuberante de Abbud que cria caminhos orgânicos para revelar surpresas, como jogos de luz e sombra e materiais naturais que proporcionam novas experiências a cada passeio.
CONECTADO
O conjunto aquático - formado por piscinas adulta e infantil, raia de natação e deck molhado - é emoldurado pelo paisagismo que se movimenta pelas formas e pelas cores do ambiente, elevando a experiência sensorial. O complexo de piscinas tem ainda um pool bar que "conversa" com a quadra de beach tennis e, junto com brinquedoteca e playground.
Conectado à piscina coberta, a área fitness é perfeita para cuidar do corpo e da mente. A madeira e os desenhos orgânicos elevam a experiência, tornando ainda mais agradáveis os momentos dedicados à saúde e à qualidade de vida.
Nas áreas sociais, a varanda integrada ao salão de festas e ao hall amplia naturalmente os espaços por meio do paisagismo acolhedor. Já o Gourmet se adapta a grupos maiores ou menores graças ao layout inteligente.
SUMMER KITCHEN
Para os moradores que querem receber convidados com privacidade e conforto, o destaque é o Summer Kitchen com piscina privativa, que oferece a liberdade das áreas de lazer das casas com a comodidade dos serviços do condomínio.
Os espaços de trabalho e estar são multifuncionais e podem ser usados para reuniões ou como locais de permanência para leitura, conversas mais reservadas ou a simples contemplação. “No Huma há a possibilidade de moldar os ambientes de acordo com o usuário e a forma que ele necessitar utilizar”, destaca o gerente regional Rodolfo Sugeta. (Com assessoria de imprensa da Plaenge)