Home theater, um novo estilo de vida
PUBLICAÇÃO
sábado, 29 de agosto de 1998
Da Redação 
Em todas as grandes cidades o problema se repete: é preciso criar coragem para sair de casa e enfrentar filas, congestionamentos e violência. Maior ainda é o problema de quem tem filhos adolescentes, que gostam de fazer seus programas com os amigos. Para ambos os casos, os americanos encontraramm a solução no home theather, mais conhecido no Brasil como cinema em casa.
Com enorme variedade de produtos e sistemas, e com preços hoje acessíveis à classe média, os fabricantes de equipamentos eletrônicos estão descobrindo um mercado até pouco tempo explorado, formado por pessoas que querem (e precisam) investir mais no seu lazer doméstico. Hoje, é comum, por exemplo, incorporadoras lançarem edifícios e anunciarem como destaque área para home theater.
De acordo com uma pesquisa realizada pela CEMA-Consumer Electronics Manufacturers Association, junto a 500 proprietários de home theater, 93% responderam que se reúnem para assistir filmes juntos; 64% das pessoas preferem ver filmes em seu home theater do que no cinema; e 73% dizem que a aquisição do equipamento teve impacto positivo em sua vida familiar. Um estudo da Universidade de Nova York confirmou que, especialmente nos centros urbanos, a tendência é as pessoas passarem mais tempo dentro de casa e, consequentemente, investirem mais no lazer doméstico.
No Brasil, apesar de não existir ainda pesquisas a respeito, o crescimento do setor tem sido visível nos últimos dois anos. Antigamente, a principal dificuldade do interessado em adquirir os equipamentos estava na importação da aparelhagem. Hoje, o mercado interno oferece opções de marcas, sendo que muitas ainda facilitam o pagamento, explica Orlando Barrozo, organizador da Hometch - Mostra Internacional de Áudio, Vídeo e Tecnologia para Casa, realizada há duas semanas em São Paulo.
Segundo Barrozo, o segmento deve experimentar forte expansão neste segundo semestre, com a entrada em cena de pelo menos três gigantes da indústria nacional: Sharp, Philco e Toshiba, que devem se juntar a Gradiente, Philips, Sony e JVC, já atuando no setor há cerca de dois anos. Fabricantes e importadores estão apostando no crescimento desse setor, principalmente por causa do impulso do DVD (Digital Vídeo Disc). Pelo menos seis empresas prometem colocar o produto à venda até o final do ano, o que certamente será um grande estímulo ao segmento de home theater, revela.


