Vinicius Campion e Alexandre Herchcovitch querem unir vários setores da indústria e converter imóveis subvalorizados
Vinicius Campion e Alexandre Herchcovitch querem unir vários setores da indústria e converter imóveis subvalorizados | Foto: Gabriel Cabral/Folhapress

São Paulo - Dois estilistas já bem conhecidos no mundo da moda, Vinicius Campion e Alexandre Herchcovitch, se uniram para lançar uma nova marca brasileira de produtos essenciais, a Universo, que busca longos ciclos de uso e pelo baixo impacto ambiental. Uma espécie de Muji brasileira, marca japonesa minimalista que visa a redução de desperdício de ponta a ponta, o projeto tem como meta a popularização do consumo consciente com a formação de uma rede de pequenos e grandes produtores nacionais.

O lançamento começa no centro histórico de São Paulo, no antigo Hotel Jaguar, que agora abriga a residência estudantil Uliving. As roupas de cama, toalhas, móveis, decoração e outros produtos são da nova marca, e estarão disponíveis para o hóspede comprar. O serviço de hotelaria é um dos braços do projeto, que também conta com segmento industrial e imobiliário. As obras no Jaguar foram mantidas durante o isolamento, e o espaço será inaugurado em novembro. "É uma marca multi licenciamentos para alinhavar vários setores da indústria e converter imóveis subvalorizados" conta Campion.

A parte de vestuário dos produtos será fabricada com grandes produtores do Brás - polo têxtil paulistano que costuma atrair lojistas de todo o Brasil - e de outras parceiros pelo país. "A ideia, além da bandeira hoteleira, é aplicar design a imóveis avulsos espalhados pela cidade com menor impacto ao meio ambiente. Existe a preocupação com a conservação do patrimônio arquitetônico e arbóreo, e em incorporar o desgaste da passagem do tempo aos projetos", diz Campion.

O Brás também vai abrigar escritório, loja da marca e um outro hotel. O local escolhido foi o Mega Polo de Moda, ponto tradicional do bairro que abriga shopping, hotel e centro empresarial. A parte de hotelaria será reformada e terá seus 180 quartos sob a bandeira da marca. Dentro da expansão do projeto, está previsto para o ano que vem inaugurar mais de 140 quartos mall da shopping. Lá, Campion e Herchcovitch pretendem, também, levar a discussão sobre sustentabilidade. "Falamos muito em reutilizar e reciclar, mas isso ainda não chega na moda popular. Queremos levar isso para o bairro", conta Herchcovitch.

Campion, que comanda a marca de roupas AMP, conta que chegou a trabalhar mais intuitivamente com outros negócios, tendo como foco um nicho de mercado, mas o objetivo agora é ter um "negócio 360º", que tenham conhecimento de ponta a ponta. Para reduzir o impacto no meio ambiente, serão escolhidos produtos de longa duração. "Claro que cama e banho não dura tudo isso, mas móveis e decoração, sim. A ideia é pensar que o design é um pouco mais longevo, que possa durar um pouco mais. Para ir para casa de outras pessoas, para que aconteça um reaproveitamento", conta Herchcovitch.