Cozinhar é uma arte e, igual a todo artista, o gourmet - artista da culinária - precisa de um espaço especial onde misturar iguarias, compor pratos e enfeitiçar o paladar. Pensando nisso, a arquiteta e designer Ana Paula Zampieri idealizou a gourmeteria, e transformou uma pequena parte da despensa, ao lado da cozinha, no ambiente dos sonhos de um apaixonado por massas e comidas italianas.
Para ampliar espaços e dar função a área de circulação antes inutilizada, Ana Paula Zampieri tomou o teto como referência. O pé-direito alto foi rebaixado com gesso liso branco.
A harmonia aparece na utilização de gesso solto - é deixado um pequeno vão entre a parede e o acabamento em gesso - que dá a impressão de ele estar quase flutuando. O efeito visual amplia o espaço físico. Em forma de ‘‘L’’, a continuidade é dada pela iluminação embutida, que enfatiza as linhas retas através de dois retângulos de vidro jateado por onde a luz passa de forma difusa sem, no entanto, prejudicar a claridade.
‘‘A gourmeteria têm de privilegiar dois pontos: o espaço de cozinhar e o espaço de receber amigos. Afinal o segundo maior prazer do gourmet é oferecer sua arte para degustação’’, explica. No local onde faz suas magias, o gourmet gosta de estar sozinho e ter tudo acessível, a distância de uma mão. O espaço pequeno da antiga despensa recebeu bancadas, fogão, forno, geladeira e armários, tudo em branco para facilitar e dar leveza ao ambiente.
A área de trabalho foi alinhada com a porta da cozinha. Duas paredes construídas em madeira rústica e vidro, tornam a gourmeteria um ponto turístico da casa. O gourmet está isolado no seu trabalho e ao mesmo tempo perfeitamente integrado aos convidados.
O corredor que leva a saída da casa e ao atelier da artista, preservou a função circulação e acumulou utilidades. A antiga janela baixa do corredor foi substituída por uma janela menor com movimento bivolante. Em seu parapeito a arquiteta colocou uma bancada para degustação, também em madeira rústica. A janela dá para o jardim da casa.
Um móvel em madeira rústica desenhado por Ana Paula Zampieri cria um espaço para preparar os drinques e coquetéis. No projeto, impressionam a simplicidade das formas e a transformação de um ambiente naturalmente desfavorável, em um espaço de convivência útil e agradável.Ricardo Braescher/DivulgaçãoHarmonia compactaUm pequeno espaço da antiga despensa recebeu bancadas, fogão, forno, geladeira e armáriosCélia Baroni

mockup