Uma história que começou, na verdade, anos antes da fundação de Londrina. Foi em 1919, quando o agrimensor Mário Palhano, eleito comissário de terras para o Norte do Paraná (e inicialmente com base de trabalho em Jataí) trouxe junto, para o então ofício de demarcação, os irmãos Heber, Edson e Kepler.
Diante da beleza e do vislumbre do extraordinário potencial da área, que depois seria ‘a pequena Londres’ de outros colonizadores, compraram, no final da década de 20 (1927), o grande lote que se estendia da nascente do (hoje) Ribeirão Cafezal, no Patrimônio Espírito Santo, até a atual margens do Lago Igapó – gleba que ao longo dos 66 anos oficiais de Londrina, formou dezenas de bairros que hoje mapeam quase toda a região Sul da cidade.
Ainda incrédulo com o crescimento (mais acentuado nesta última década) da área de terra vermelha e fértil que servia de roça, o caçula da família Palhano, o Seo Kepler, observa atento e sereno, aos 95 anos, o boom da verticalização (em construções de alto padrão) na região e a incrível valorização de seu antigo pedaço de terra, agora apelidado pelo mercado imobiliário local como ‘o alto da Gleba Palhano’.
Testemunha viva do nascimento de Londrina, Seo Kepler foi o grande homenageado da Construtora A. Yoshii, na noite de lançamento do show room com os empreendimentos residenciais que a empresa já iniciou, e fará, no próximo milênio, nos mais de 30 mil metros quadrados da expoente e imponente área. (Ligia Barroso)