A vida útil de uma edificação depende não só da qualidade dos projetos, materiais e execução da obra, mas da boa utilização e manutenção preventiva
A vida útil de uma edificação depende não só da qualidade dos projetos, materiais e execução da obra, mas da boa utilização e manutenção preventiva | Foto: Shutterstock



Nos últimos 10 anos, o perfil dos empreendimentos residenciais lançados em Londrina mudou bastante. As áreas comuns e de lazer ganharam status de resorts, com piscinas, espaços gourmets, academias, churrasqueira, parques infantis, quadras poliesportivas, só para citar alguns atrativos. A grandiosidade dos novos produtos exigiu uma profissionalização na gestão desses espaços, que precisam de manutenção preventiva permanente. Só que a correria do dia a dia e a falta de tempo e conhecimento técnico das normas vigentes tornaram muito complexo o trabalho do síndico. A boa notícia é que já existe no mercado um serviço que promete facilitar a rotina do administrador e garantir uma gestão segura e eficiente de todos os ambientes de um condomínio.

O acompanhamento personalizado de gestão da manutenção preventiva de edifícios é oferecido pela Proconsult Engenharia, com sede em São Paulo. O engenheiro e um dos sócios da empresa, Rodrigo Nicolellis, conta que, especialmente após a entrada em vigor da norma de desempenho da ABNT 15.575 que, em resumo, estabelece a corresponsabilidade entre projetistas, fabricantes, incorporadoras e moradores pelo desempenho e vida útil de uma edificação, a atenção e o cuidado na administração desses conglomerados residenciais precisaram ser redobrados. "Hoje, a manutenção predial não pode ser feita de modo improvisado, precisa ser específica, organizada, sistemática e ter um histórico permanente", afirma. A empresa oferece soluções para a indústria da construção civil desde 1999 e, atualmente, faz o acompanhamento de cerca de 100 prédios em 26 municípios brasileiros.

Segundo Nicolellis, por meio do Sigma Civil, que é uma espécie de software, o administrador pode controlar e arquivar on-line todas as manutenções realizadas no condomínio. Além disso, a empresa dispõe de uma equipe especializada para tirar dúvidas e dar suporte à gestão. "Montamos um plano de manutenção preventiva específico para o empreendimento e enviamos, mensalmente, uma carta com os serviços que devem ser realizados dentro de cada mês", explica. Para algumas atividades, o sistema exige a comprovação por meio de documentos, como ordem de serviço, nota fiscal ou mesmo imagens. O sistema, portanto, reúne um histórico de todas as ações realizadas no condomínio. "A cada seis meses, fazemos a inspeção predial para checar se o que foi informado no sistema condiz com a real situação do imóvel", informa. O engenheiro conta que, sem esse acompanhamento próximo e especializado, dificilmente o administrador consegue cumprir todas as obrigações legais. "Temos tido uma aceitação muito grande dos síndicos, que se sentem mais seguros com o nosso apoio", afirma.

Em Londrina, a Vectra Construtora decidiu contratar e oferecer os serviços do Sigma Civil gratuitamente, por um período de dois anos, para alguns condomínios recentemente entregues na Gleba Palhano. A diretora da Vectra, Roberta Costa Alves Nunes Mansano, explica que o objetivo é facilitar a transição do empreendimento que, depois de pronto, precisa começar a funcionar imediatamente. Ela lembra que a administração de condomínios, hoje, vai muito além da preocupação com a manutenção de elevadores, limpeza e salário de porteiros, como no passado. Os condomínios podem ser comparados a grandes empresas, com folha de pagamento e uma série de obrigações que devem ser cumpridas mensalmente para o bom desempenho e vida útil da estrutura.

MAIS DE 1 MIL MANUTENÇÕES NO ANO
O engenheiro e coordenador de Atenção ao Cliente da Vectra, Wagner Andrade, diz que, ao longo de um ano, há entre 1,2 mil e 1,3 mil inspeções a serem feitas em um empreendimento de alto padrão. "É praticamente impossível um síndico, profissional ou não, conseguir fazer uma boa gestão sozinho com tamanha complexidade", opina. Ele acrescenta que um problema muito comum na administração de condomínios é a ausência de um histórico de manutenções. "O síndico, que assume a responsabilidade de gerenciar o complexo, fica dependente da construtora", justifica. Com o Sigma Civil, tudo fica armazenado na nuvem e isso permite uma transição mais saudável. O sistema contribui ainda para a valorização do imóvel.

Andrade argumenta que a vida útil de uma edificação depende não só da qualidade dos projetos, materiais e execução da obra, mas da boa utilização e manutenção preventiva. "Medidas corretivas são exponencialmente mais caras", garante. O Sigma Civil também é vantajoso para os moradores, já que facilita a fiscalização da gestão feita pelo síndico no dia a dia. Por meio da tecnologia de QRCode, o usuário do imóvel pode verificar se a manutenção da piscina ou dos aparelhos da sala de ginástica, por exemplo, estão em dia. Ao mesmo tempo, o administrador ganha um aliado na fiscalização das unidades privativas. "Por norma, cada proprietário precisa apresentar projeto, memorial descritivo e ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) para o síndico avaliar e aprovar qualquer reforma estrutural, e tudo isso deve ser incluído no sistema", explica.

Na avaliação da diretora da Vectra, Roberta Mansano, o serviço vai proporcionar uma mudança de patamar no relacionamento entre a construtora e os seus clientes. "Saímos de uma condição em que a empresa só era chamada para resolver problemas para levar a solução." Ela afirma que o sistema vai deixar a gestão dos condomínios mais transparente, além de elevar o nível das discussões, que se pautarão em dados e fatos reais. O plano de manutenção oferecerá mais segurança aos condôminos que, ao receberem suas unidades, saberão como fiscalizar as áreas comuns e a quem cobrar. "Uma vez seguidas as normas, com o suporte da construtora e da empresa especializada, o condomínio terá total respaldo caso venha a ter algum problema", garante.

MANUAL DO USUÁRIO ON-LINE
A Proconsult Engenharia também oferece para as construtoras uma nova proposta de manual do proprietário, que é on-line e totalmente personalizado. O engenheiro da empresa paulista, Rodrigo Nicolellis, explica que o conteúdo é claro e bastante didático e orienta o usuário sobre uso, operação, e manutenção preventiva. "Levantamos as especificações técnicas de cada empreendimento. O documento é composto por texto e desenhos técnicos, e vídeos com orientações", conta. Todas as informações podem ser acessadas de qualquer dispositivo móvel.