Fontes e chafarizes vão além do jardim
PUBLICAÇÃO
domingo, 17 de janeiro de 1999
Marcos Zanatta 
As fontes e chafarizes utilizados antigamente na decoração de casarões ou grandes jardins de residências da classe A, estão voltando e já podem ser encontrados em modelos e preços bem mais acessíveis. Hoje além de decorar áreas externas de prédios e residências, as fontes ficam dentro das áreas comuns ou de jardins de inverno. Os decoradores mudaram também a aplicação das fontes, antes usadas de forma isolada dentro de um espaço normalmente gramado. Hoje as peças fazem parte de um todo, harmonizando com o ambiente e com tudo que está em volta, explica o paisagista Gilberto Maróstica, de Maringá.
As opções para o cliente variam conforme o tamanho da área a ser trabalhada, o que será plantado nos espaços vazios, e a arquitetura da casa ou do prédio. As pessoas buscam peças que complementem o jardim ou outro ambiente, o que é possível graças à infinidade de opções que existe hoje, diz Maróstica. A começar pelo tamanho, é possível colocar uma fonte em um corredor de acesso à uma área externa. O mais provável em ambientes reduzidos, no entanto, é uma peça de parede, com pouca água em ambiente comum, como uma churrasqueira ou na área da piscina.
Mais utilizadas para compor a decoração, as fontes simples vão bem em qualquer ambientePara um jardim pequeno, existem opções variadas, como as fontes de conchas, sem grandes detalhes. Mas que podem mudar muito com a presença de personagens. Os mais comuns, segungo Maróstica, são os peixinhos, a criança ou mesmo um leão. As peças mais grandes, normalmente para jardins onde a fonte será apenas um detalhe, já podem incluir muitos detalhes. A última moda no entanto são as mais simples, com um cano na vertical, onde o jato é interrompido por uma tampa, fazendo uma cortina de água em toda volta.
O material também pode ser escolhido em cima de toda decoração do ambiente. Existem fontes prontas, de cimento, que dependendo do tamanho pode custar a partir de R$ 70,00. As mais sofisticadas, normalmente de mármore, podem sair bem mais caras, a partir de R$ 500,00. Hoje existem empresas que fazem vários modelos de fonte, que podem ser escolhidas por catálogo, explica Maróstica. a manunteção, segundo ele, é simples de de custo baixo. Normalmente a água é reciclada, e o sistema de jatos usa um motor pequeno, de pouca potência. Hoje a pessoa que constrói uma casa de bom padrão e tem espaço só não coloca uma fonte para complementar o jardim se não quiser, garante.
Serviço - - Floricultura e Paisagismo Imperial, Av. Tiradentes, 775, fone (044) 223-4257


