O Brasil está prestes a avançar ainda mais na construção de moradias sustentáveis. Nesta semana, empresários que integram a cadeia produtiva da madeira e da construção civil, pesquisadores, profissionais da área e representantes de sindicatos, associações e universidades estiveram reunidos na sede do Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), para tratar de um projeto que visa trazer ao Brasil o sistema europeu Wood Frame, que constrói casas ecológicas, de forma rápida a partir de painéis de madeira reflorestada.
O grupo discute o desenvolvimento de meios que facilitem à adequação da técnica Wood Frame - amplamente utilizada na Alemanha - à realidade brasileira. A nova tecnologia chega ao Brasil por meio da Fiep, através de uma parceria entre o Senai Paraná e o Ministério da Economia de Baden-Wurtemberg, da Alemanha. O projeto também conta com o apoio do Senai Nacional e das federações das indústrias do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
A Comissão Casa Inteligente está abrigada no Conselho Setorial da Indústria de Base Florestal da Federação e conta com 55 membros. Divididos em grupos, eles trabalham soluções específicas para que o projeto seja implantado no Brasil até o final de 2010. Matéria-prima, normatização, qualificação profissional, financiamento e marketing, são os temas de estudo dos grupos.
O coordenador da Comissão, Euclésio Finatti, que é empresário e diretor do Sinduscon-PR, explica que o projeto precisa atender a legislação e normas brasileiras. ''Não vamos apenas transferir a tecnologia, vamos colocá-la no contexto do país'', afirma.